Arthur Augusto

Ensaio Opcional-(02/03/2018)

[[==]]A classificação da vida em grupos não é uma tarefa simples. Uma das grandes dificuldades é determinar um critério válido, que permita uma análise útil dos seres vivos. Um dos critérios mais utilizados atualmente no ambiente científico é agrupar seres vivos de acordo com seus ancestrais comuns. Esse é um modo útil quando a proposta é uma explicação evolutiva dos seres vivos, mas não é o único critério possível. Em outros contextos, como os de sobrevivência, povos indígenas tupis classificavam os animais de uma outra forma, criando três grupamentos principais, animais úteis, não úteis e animais perigosos. Ainda que pareça um mecanismo muito simples, ele é extremamente importante para uma população que diariamente utiliza recursos animais, e tem a preocupação constante de evitar animais peçonhentos ou agressivos, e ignorar animais irrelevantes para a própria sobrevivência. Ambos os critérios são relevantes no sentido de cumprirem sua proposta de forma boa o suficiente.[[/==]]

Correção do Ensaio Opcional (02/03/2018) por William Ribeiro

A classificação da vida em grupos não é uma tarefa simples. (Frase-título não representa o conteúdo principal do texto.) Uma das grandes dificuldades é determinar um critério válido (O que validaria um critério? A palavra "válido" poderia ser eliminada do texto.), que permita uma análise útil dos seres vivos. Um dos critérios mais utilizados atualmente no ambiente científico é agrupar seres vivos de acordo com seus ancestrais comuns (Evitou o uso de termos como "monofilético", o que é bacana no caso do leitor ser leigo.). Esse é um modo útil quando a proposta é uma explicação evolutiva dos seres vivos, mas não é o único critério possível. Em outros contextos, como os de sobrevivência, povos indígenas tupis classificavam os animais de uma outra forma, criando três grupamentos principais, animais úteis, não úteis e animais perigosos (Período um pouco longo demais). Ainda que pareça um mecanismo muito simples, ele é extremamente importante para uma população que diariamente utiliza recursos animais, e tem a preocupação constante de evitar animais peçonhentos ou agressivos, e ignorar animais irrelevantes para a própria sobrevivência (Período um pouco longo). Ambos os critérios são relevantes no sentido de cumprirem sua proposta de forma boa o suficiente.
Texto sucinto, no geral os períodos são curtos e as frases claras. Apresenta a ideia proposta com eficiência.

Ensaio 1-(09/03/2018)

Nas pesquisas científicas certas ferramentas analíticas são utilizadas. Essas ferramentas não necessariamente são simples de serem compreendidas. Essa dificuldade existe pois a ferramenta pode depender de conhecimentos de áreas muito diferentes das áreas da pesquisa em questão. Por exemplo, uma pesquisa da área de biologia pode usar ferramentas matemáticas para chegar em suas conclusões. Para um cientista pode ser contra produtivo se aprofundar no funcionamento dessas ferramentas.Isso ocorre pois elas requerem muito tempo e estudo que idealmente seriam inteiramente dedicados a área principal do pesquisador.

Público Alvo:Colega Corretor/Público Leigo

Correção do Ensaio 1 por Pedro Mariano: A estrutura geral do texto, com períodos curtos e claros, é boa. Porém, não uma conclusão que una os dados apresentados e retome a frase título. O texto parece se conectar mais com a segunda frase, então pode ter havido um desvio de tema, pois você abordou mais as dificuldades do uso de ferramentas analíticas do que o uso em si. Um comentário a mais, seria o uso da palavra "área" três vezes em locais próximos, seria interessante trocá-la ou mesmo descartá-la em alguma das repetições.

Ensaio 2-(16/03/2018)

A utilização de formatações no site wikidot pode resultar em problemas. Ao escrever um texto numa página, é necessário utilizar certos tipos de combinações de caracteres para gerar o efeito desejado.Por exemplo, para gerar títulos em páginas do wikidot, é usado um sinal de mais(+) antes do que será escrito. Para produzir texto em negrito, é necessário cerca-lo com dois asteriscos. Para escrever textos formatados corretamente, é conveniente que o autor escreva o texto com a página de formatação aberta em outra aba. Aplicando esse método é possível reduzir as dificuldades de formatação que possam emergir ao escrever.

Comentário por Rosa
Acredito que a melhor forma de apresentar o tema na oração título é sendo o mais direto possível. Se eu não estivesse interessado em saber quais os problemas de utilizar formatações no wikidot, eu abandonaria o texto na primeira oração. Por isso, defendo que apresentar mais especificamente o problema para então desenvolvê-lo. Isso pode inclusive chamar a atenção de um leitor que, por exemplo, esteja interessado em resolver o exato problema posto em questão.

Ensaio 3-(23/03/2018)

O viés de encontrar sinais de propostas científicas já existentes dificulta a aplicação de novas propostas científicas. Em muitas áreas, como a taxonomia, ainda é utilizado o sistema de nomenclatura binomial. Um sistema que, ainda sendo útil, poderia ser discutido de modo a ser otimizado. Porém, devido ao fato de uma ideia já ser muito bem estabelecida, ele tende a ser mantida, apresentando certa “inércia”. Isso é agravado pela comodidade que ter teorias formadas fornece aos cientistas. Porém, esse problema pode ser corrigido através do constante incentivo ao questionamento e a revisão de teorias muito antigas e pouco questionadas de modo a abir espaço a novas ideias.

Comentário por Rafael Vila Nova

Eu senti uma pequena confusão com a questão de viés de confirmação apresentada na primeira frase e tradição nas demais frases, porque entendo que são coisas bem diferentes. Os dois assuntos são válidos e se complementam, mas pra tratar dos dois assuntos em apenas um parágrafo talvez seja pouco espaço pra tratar de tudo isso. Devido a limitação de apenas um parágrafo, o parágrafo talvez devesse tratar somente de um assunto ou do outro.

Ensaio 4-(20/04/2018)

A metodologia do processo de organização taxonômica exige que espécies(extintas e extantes) sejam sempre colocadas como terminais, o que dificulta o encontro de últimos ancestrais comuns. Isso ocorre pois a diferenciação entre seres vivos é um processo contínuo. Logo, inserir um ser vivo como ancestral comum sem gerar um terminal implicaria em afirmar que numa população altamente similar entre si existiriam duas espécies. Por exemplo, na origem dos Homo, existiam alguns primatas de aspecto similar tanto a humanos quanto a Australopithecus, porém alguns desses indívíduos teriam que ser classificados como Homo mesmo sendo muito similares aos outros indivíduos que não originaram a linhagem Homo. Essa seria a forma de ter uma definição de origem discreta para as espécies. E essa definição contraria várias definições anteriores de espécie. Isso nos leva a concepção de que há uma certa limitação inerente ao método atual de classificação , que para respeitar a noção de modificações contínuas na especiação precisa manter ancestrais comuns imaginários.

Público Alvo: Graduandos em Biologia.