Arthur Augusto

Ensaio Opcional-(02/03/2018)

[[==]]A classificação da vida em grupos não é uma tarefa simples. Uma das grandes dificuldades é determinar um critério válido, que permita uma análise útil dos seres vivos. Um dos critérios mais utilizados atualmente no ambiente científico é agrupar seres vivos de acordo com seus ancestrais comuns. Esse é um modo útil quando a proposta é uma explicação evolutiva dos seres vivos, mas não é o único critério possível. Em outros contextos, como os de sobrevivência, povos indígenas tupis classificavam os animais de uma outra forma, criando três grupamentos principais, animais úteis, não úteis e animais perigosos. Ainda que pareça um mecanismo muito simples, ele é extremamente importante para uma população que diariamente utiliza recursos animais, e tem a preocupação constante de evitar animais peçonhentos ou agressivos, e ignorar animais irrelevantes para a própria sobrevivência. Ambos os critérios são relevantes no sentido de cumprirem sua proposta de forma boa o suficiente.[[/==]]

Correção do Ensaio Opcional (02/03/2018) por William Ribeiro

A classificação da vida em grupos não é uma tarefa simples. (Frase-título não representa o conteúdo principal do texto.) Uma das grandes dificuldades é determinar um critério válido (O que validaria um critério? A palavra "válido" poderia ser eliminada do texto.), que permita uma análise útil dos seres vivos. Um dos critérios mais utilizados atualmente no ambiente científico é agrupar seres vivos de acordo com seus ancestrais comuns (Evitou o uso de termos como "monofilético", o que é bacana no caso do leitor ser leigo.). Esse é um modo útil quando a proposta é uma explicação evolutiva dos seres vivos, mas não é o único critério possível. Em outros contextos, como os de sobrevivência, povos indígenas tupis classificavam os animais de uma outra forma, criando três grupamentos principais, animais úteis, não úteis e animais perigosos (Período um pouco longo demais). Ainda que pareça um mecanismo muito simples, ele é extremamente importante para uma população que diariamente utiliza recursos animais, e tem a preocupação constante de evitar animais peçonhentos ou agressivos, e ignorar animais irrelevantes para a própria sobrevivência (Período um pouco longo). Ambos os critérios são relevantes no sentido de cumprirem sua proposta de forma boa o suficiente.
Texto sucinto, no geral os períodos são curtos e as frases claras. Apresenta a ideia proposta com eficiência.

Ensaio 1-(09/03/2018)

Nas pesquisas científicas certas ferramentas analíticas são utilizadas. Essas ferramentas não necessariamente são simples de serem compreendidas. Essa dificuldade existe pois a ferramenta pode depender de conhecimentos de áreas muito diferentes das áreas da pesquisa em questão. Por exemplo, uma pesquisa da área de biologia pode usar ferramentas matemáticas para chegar em suas conclusões. Para um cientista pode ser contra produtivo se aprofundar no funcionamento dessas ferramentas.Isso ocorre pois elas requerem muito tempo e estudo que idealmente seriam inteiramente dedicados a área principal do pesquisador.

Público Alvo:Colega Corretor/Público Leigo

Correção do Ensaio 1 por Pedro Mariano: A estrutura geral do texto, com períodos curtos e claros, é boa. Porém, não uma conclusão que una os dados apresentados e retome a frase título. O texto parece se conectar mais com a segunda frase, então pode ter havido um desvio de tema, pois você abordou mais as dificuldades do uso de ferramentas analíticas do que o uso em si. Um comentário a mais, seria o uso da palavra "área" três vezes em locais próximos, seria interessante trocá-la ou mesmo descartá-la em alguma das repetições.

Ensaio 2-(16/03/2018)

A utilização de formatações no site wikidot pode resultar em problemas. Ao escrever um texto numa página, é necessário utilizar certos tipos de combinações de caracteres para gerar o efeito desejado.Por exemplo, para gerar títulos em páginas do wikidot, é usado um sinal de mais(+) antes do que será escrito. Para produzir texto em negrito, é necessário cerca-lo com dois asteriscos. Para escrever textos formatados corretamente, é conveniente que o autor escreva o texto com a página de formatação aberta em outra aba. Aplicando esse método é possível reduzir as dificuldades de formatação que possam emergir ao escrever.

Comentário por Rosa
Acredito que a melhor forma de apresentar o tema na oração título é sendo o mais direto possível. Se eu não estivesse interessado em saber quais os problemas de utilizar formatações no wikidot, eu abandonaria o texto na primeira oração. Por isso, defendo que apresentar mais especificamente o problema para então desenvolvê-lo. Isso pode inclusive chamar a atenção de um leitor que, por exemplo, esteja interessado em resolver o exato problema posto em questão.

Ensaio 3-(23/03/2018)

O viés de encontrar sinais de propostas científicas já existentes dificulta a aplicação de novas propostas científicas. Em muitas áreas, como a taxonomia, ainda é utilizado o sistema de nomenclatura binomial. Um sistema que, ainda sendo útil, poderia ser discutido de modo a ser otimizado. Porém, devido ao fato de uma ideia já ser muito bem estabelecida, ele tende a ser mantida, apresentando certa “inércia”. Isso é agravado pela comodidade que ter teorias formadas fornece aos cientistas. Porém, esse problema pode ser corrigido através do constante incentivo ao questionamento e a revisão de teorias muito antigas e pouco questionadas de modo a abir espaço a novas ideias.

Comentário por Rafael Vila Nova

Eu senti uma pequena confusão com a questão de viés de confirmação apresentada na primeira frase e tradição nas demais frases, porque entendo que são coisas bem diferentes. Os dois assuntos são válidos e se complementam, mas pra tratar dos dois assuntos em apenas um parágrafo talvez seja pouco espaço pra tratar de tudo isso. Devido a limitação de apenas um parágrafo, o parágrafo talvez devesse tratar somente de um assunto ou do outro.

Ensaio 4-(20/04/2018)

A metodologia do processo de organização filogenética exige que espécies(extintas e extantes) sejam sempre colocadas como terminais, o que dificulta o encontro dos últimos ancestrais comuns. Isso ocorre pois a diferenciação entre seres vivos é um processo contínuo. Logo, inserir um ser vivo como ancestral comum sem gerar um terminal implicaria em afirmar que numa população altamente similar entre si existiriam duas espécies. Por exemplo, na origem dos Homo, existiam alguns primatas de aspecto similar tanto a humanos quanto a Australopithecus, porém alguns desses indívíduos teriam que ser classificados como Homo mesmo sendo muito similares aos outros indivíduos que não originaram a linhagem Homo. Essa seria a forma de ter uma definição de origem discreta para as espécies. E essa definição contraria várias definições anteriores de espécie. Isso nos leva a concepção de que há uma certa limitação inerente ao método atual de classificação , que para respeitar a noção de modificações contínuas na especiação precisa manter ancestrais comuns imaginários.

Público Alvo: Graduandos em Biologia.

Comentário de Donovan Humphrey Franco:

No geral o texto está muito bem escrito mantendo coerência do assunto (conteúdo) e estruturalmente bem montado. Minhas sugestões de melhoria seriam: No conceito "terminais" (especificar sobre o que se refere, como "árvore filogenética"). No trecho "Isso ocorre pois a diferenciação entre seres vivos é um processo contínuo" (dê um exemplo concreto, cite quem disse isso, de preferência citar argumento de autoridade para defender esse argumento). Na parte "Por exemplo, na origem dos Homo, existiam alguns primatas de aspecto similar tanto a humanos quanto a Australopithecus, porém alguns desses indívíduos teriam que ser classificados como Homo mesmo sendo muito similares aos outros indivíduos que não originaram a linhagem Homo" a leitura ficou difícil por causa da extensão deste trecho, porém foi excelente demonstrar um exemplo que mostra de forma concreta do que está sendo tratado no texto. Na citação "Essa seria a forma de ter uma definição de origem discreta para as espécies. E essa definição contraria várias definições anteriores de espécie" (citar um exemplo). Esse trecho final "Isso nos leva a concepção de que há uma certa limitação inerente ao método atual de classificação , que para respeitar a noção de modificações contínuas na especiação precisa manter ancestrais comuns imaginários" contradiz o trecho inicial "A metodologia do processo de organização filogenética exige que espécies(extintas e extantes) sejam sempre colocadas como terminais, o que dificulta o encontro dos últimos ancestrais comuns", pois inicialmente foi dito que havia dificuldade de se encontrar os últimos ancestrais comuns e no final foi dito que os ancestrais comuns são imaginários (mantidos assim ao menos), portanto usar termos que não se contradizem ou que dizem algo da mesma forma é importante para manter a coesão total do texto.

Ensaio 5-(27/04/2018)

A utilização de fósseis na filogenia é uma ferramenta que está sujeita a certas limitações, como a presença de partes passíveis de fossilização nos organismos. Para que algo fossilize, é necessário que tenha certa rigidez, e que possa manter sua estrutura enquanto o processo de mineralização ocorre. Isso implica que seres vivos como amebas tecadas, vertebrados, células vegetais(devido a parede celular) e animais com carapaça(moluscos, branquiópodes) sejam mais passíveis de fossilização do que outros organismos de corpo mole, como vermes. Isso demonstra que não é possível adquirir um quadro completo do cenário evolutivo de tempos muito distantes somente utilizando fósseis. Ainda assim, fósseis podem ser utilizados para auxiliar a construção de cladogramas , devido ao fato de garantirem que determinado ser vivo existia num certo período do passado.

Público alvo: Estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Comentários por Plinio:
Em geral o texto se apresenta muito bem estruturado, com um começo, meio e fim, sendo a ideia do principal transmitida. Entretanto, senti que faltou um pouco de objetividade na sua conclusão, o texto pareceu sem muito propósito, pois se fica com a ideia de que os fosseis são importantes, mas ao mesmo tempo não adiantam muita coisa para se concluir algo. Os fósseis tiveram um papel muito importante na comprovação da teoria da evolução, por exemplo, e como seu texto está direcionado para um público alvo de ensino médio, talvez fosse legal dar uma informação como tal. E sobre os conceitos apresentados, poderia ter sido explicado, de forma simplificada claro, como ocorre a mineralização.

Ensaio 6-(04/05/2018)

Público Alvo: Alunos de Graduação em biologia.

A duplicação gênica é um fenômeno que pode contribuir para a formação de novas características evolutivas nos organismos(1). Isso ocorre pois um gene duplicado pode sofrer mutações livremente, e mesmo que sua função original seja perdida o organismo são sofrerá danos. Logo, a sequência copiada pode se modificar ao ponto de exercer funções novas(2). Um exemplo disso é o veneno de algumas serpentes(3). Foi demonstrado que os genes que codificam para a fosfolipase do veneno foram originados a partir de duplicações(3). Essas evidências mostram como novidades evolutivas podem surgir de mecanismos como a duplicação, que geram grandes contribuições para o surgimento de novos traços nos seres vivos.

(1)-John Taylor-Jeroen RaesDuplication and Divergence: The Evolution of New Genes and Old Ideas. Annual Review of Genetics. 2004.
(2)-Ohno, S. Evolution by gene duplication. Springer-Verlag.1970. ISBN 0-04-575015-7.
(3)-Vincent Lynch.Inventing an arsenal: adaptive evolution and neofunctionalization of snake venom phospholipase A2 genes.BMC Evolutionary Biology .2007.

Comentário por Alexandre:
O texto segue o a estrutura recomendada apresentada em aula, com público alvo, frase título que remete ao restante do que é abordado, referências e citações quando necessário, e segue uma linha de raciocínio do começo ao fim. Achei que o ensaio trata do tema de maneira muito simples, mas aí depende de como ele seria apresentado ao público alvo (se for uma revisão ou uma introdução sobre o assunto, por exemplo). Só achei que faltou explicar o qual o papel da fosfolipase, por mais que seja apenas um exemplo que você trouxe sobre o assunto, uma vez que pessoas leigas nesse assunto (como eu mesmo), podem ficar perdidas se esse informação for apresentada desse jeito.

Ensaio 7(11/05/2018)

Público alvo: Graduandos em biologia.

A variação e o controle de propriedades e processos genômicos tem um importante papel na evolução dos eucariontes(1), modificando suas características. Por exemplo, eucariontes como viridiplantae apresentam poliploidia, o que pode aumentar o fitness dos indivíduos(2). Células sómáticas de metazoários precisam de um eficiente controle de sua atividade mitótica para evitar a formação de tumores cancerígenos(3). Eucariontes do clado dos ciliados apresentam dois núcleos que exercem funções diferentes(4). Todos esses exemplos reforçam como modificações genômicas são centrais em diversos processos eucarioticos, gerando grade diferenciações entre os clados.

Referências:
(1)-Parfrey L. W., Lahr D. J. & Katz L. A. 2008. The dynamic nature of eukaryotic genomes. Molecular biology and evolution,
(2)-Sattler MC et al. The polyploidy and its key role in plant breeding. PubMed-NCBI.
(3)- C.D. Cone. Control of Somatic Cell Mitosis by Simulated Changes in the Transmembrane Potential Level. PubMed-NCBI.
(4)-Prescott DM.The DNA of ciliated protozoa. - PubMed - NCBI

Ensaio 8(18/05/2018)- Definição de fotossíntese

A fotossíntese é uma série de processos químicos realizados por compostos orgânicos presentes em seres vivos no qual a luz excita complexos proteicos de modo a gerar moléculas orgânicas energéticas e/ou poder redutor. É comumente realizado por archaeplastida, cianobactérias, algas marrons entre outros.

+Ensaio 9(25/05/2018)

A catraca de Muller é um processo que impõe limitações em seres vivos, demonstrando a necessidade da ocorrência de troca gênica(1). Isso ocorre pois mutações deletérias estão sempre ocorrendo e

Referências:
(1)- Muller HJ (1932). "Some genetic aspects of sex". American Naturalist.
(2)-

Ensaio 10- Autoavaliação (08/06/2018)

Nota=1.0 de 1.0

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License