Arthur Santos Cavalcante

Ensaio 01 [09/03/2018]

Viemos do macaco? Vemos em diversas mídias o estabelecimento de relações de parentesco entre seres vivos. "Tal bicho é mais próximo de outro", "o grupo x e o grupo y são primos". Para isso, os cientistas possuem diversos métodos de reconstrução histórica. Reconstruir a história de um grupo é tentar traçar a forma como a diversidade de organismos do mesmo mudou até hoje. É buscar caracteres morfológicos (número de membros, presença de certas estruturas, etc) e moleculares (sequências de DNA, etc) que possam relacioná-los. É também conhecer os seres que já foram extintos. A evolução não ocorre como observamos em Pokémon, então não, um macaco não virou um homem. Quando dizemos que somos primos dos macacos, nos referimos ao fato de compartilharmos um ancestral comum com eles há milhões de anos. Desde então, se sucederam histórias evolutivas diferentes nessas linhagens, com possíveis barreiras geográficas e acúmulo de diferenças.

Comentário por Bruna Rezende: Achei o tema muito interessante e bem desenvolvido. Uma dica seria utilizar mais conectivos para que não pareça que as sentenças foram interrompidas só para não haver longos períodos.


Ensaio 02 [16/03/2018]

Há um mundo diverso encontrado em uma amostra de água. Temos uma visão restritamente macroscópica dos organismos. Avistamos uma carpa ou uma tartaruga em um lago. Animais, às vezes plantas e ainda menos os fungos são mencionados. O advento da microscopia de luz, junto com outras técnicas, permitiu aprofundar essa visão. Diatomáceas, paramécios, amebas, euglenas, algas e vários outros nomes normalmente desconhecidos. Esses e outros grupos fazem parte de diversas linhagens componentes da biodiversidade. Entender esses organismos, suas relações e divulgar essas informações é um dos papéis dos biólogos.

Comentário por Caio Rosa: O tema escolhido foi bem delimitado desde o início. Os períodos poderiam ser melhor conectados, tornando o texto mais fluído. Uma sugestão seria trabalhar melhor a conclusão do problema de "subestimar a diversidade".


Ensaio 03 [23/03/2018]

-


Ensaio Opcional [13/04/2018]

O processo de escrita científica é contínuo. Há o encontro de diversas dificuldades ao longo dele. Escolher o tema, seu público alvo e a forma de trabalhar o conteúdo são desafios encontrados. É necessário pensar em como você quer atingir a pessoa e quais os meios utilizados para convencer o leitor do seu argumento. A construção de sentenças curtas, a utilização de referências e de voz ativa são ferramentes que podem te auxiliar. O exercício constante da escrita e o compartilhamento de ideias são meios de se trabalhar seus textos.

Comentário por Caio Rosa: Os tópicos importantes para o tema foram apresentados. Uma melhoria seria trabalhar melhor cada uma das ideias, mostrando ao leitor o motivo de "sentenças curtas, a utilização de referências e de voz ativa" serem tão importantes.


Ensaio 04 [20/04/2018]

Atualmente debatemos a questão dos efeitos do aumento da emissão de gás carbônico. Poluição, degradação ambiental e aquecimento global são temas que surgem na mídia com frequência. Olhando remotamente, a composição da nossa atmosfera não foi sempre como se encontra hoje em dia. O primeiro grande evento de poluição foi causado pelo acréscimo de gás oxigênio, liberado por cianobactérias. Os indícios fósseis de cianobactérias apontam para cerca de 3 bilhões de anos atrás.¹ O entendimento da dinâmica da composição do planeta é importante para compreender o histórico da vida na terra.

¹Matioli, S.R. & F.M.C. Fernandes, 2012. Biologia Molecular e Evolução. Editora Holos, Ribeirão Preto, SP, 250 p.

Comentário por William Ribeiro: Atualmente debatemos a questão dos efeitos do aumento da emissão de gás carbônico. (Removeria a palavra "questão"). Poluição, degradação ambiental e aquecimento global são temas que surgem na mídia com frequência. (Aqui caberia um conectivo). Olhando remotamente, a composição da nossa atmosfera não foi sempre como se encontra hoje em dia. O primeiro grande evento de poluição foi causado pelo acréscimo de gás oxigênio, liberado por cianobactérias. Os indícios fósseis de cianobactérias apontam para cerca de 3 bilhões de anos atrás.¹ (Boa citação). O entendimento da dinâmica da composição do planeta é importante para compreender o histórico da vida na terra.

Os períodos são claros, curtos e objetivos. O tema poderia ser mais desenvolvido. Há uma mudança de tema no meio do paragráfo, talvez cabesse uma melhor conexão.


Ensaio 05 [27/04/2018]

-


Ensaio 06 [04/05/2018]

Árvores filogenéticas podem ser enraizadas ou não. Árvores não enraizadas são comuns em análises baseadas em dados moleculares.¹ O enraizamento de uma árvore é a representação do ancestral comum de todas as linhagens consideradas naquela topologia², mas encontramos algumas dificuldades nesse posicionamento. Uma das dificuldades é o tempo evolutivo, que pode ser agravada dependendo dos grupos que estão sendo trabalhados. Ao fazermos uma árvore dos eukarya e das archea, por exemplo, temos que lembrar que o último ancestral comum foi há bilhões de anos atrás. O problema dessa distância é que a divergência genética entre esses domínios é muito grande.³

¹Lopes, S. Chow, F. Noções Básicas de Sistemática Filogenética. Disponível em <https://midia.atp.usp.br/impressos/lic/modulo03/diversidade_biologica_filogenia_PLC0019/Bio_Filogenia_top04.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2018.
²Hall, B. G. 2011. Phylogenetic Trees Made Easy: A How To Manual, Fourth Edition. Sinauer Associates, Sunderland, MA, 255 pp.
³Lahr, D. J. 2018. Aula 7: A Raiz dos Eucariontes. PTEE. Disponível em <http://ptee.wdfiles.com/local--files/recursos/Aula07>. Acesso em: 13 mai. 2018.

Comentário por Priscila Pazzini: A oração título introduz muito bem o que será abordado. As frases curtas tornam a leitura mais dinâmica e clara. Legal ter usado referências para embasar as afirmações, pois passa mais credibilidade ao que está sendo dito. Acredito que o correto seria as palavras "eukarya" e "archea" começarem com letra maiúscula, mesmo estando no meio da frase. No trecho "…o último ancestral comum foi há bilhões de anos atrás", como a palavra "há" já transmite a ideia de algo que ocorreu no passado, a palavra "atrás" se torna uma redundância.


Ensaio 07 [11/05/2018]

A Estação Biologia é um projeto de extensão universitária do Instituto de Biociências da USP.¹ Uma de suas principais atividades é a recepção de visitas. O público é geralmente escolar, mas também atendemos diversos outros. Dentre as atividades desenvolvidas nesse espaço, temos Scoisos. Os Scoisos são organismos fictícios que se assemelham com cachorros ou ursos. Nesta atividade, os participantes simulam a divisão celular conhecida como meiose. Ao contrário da mitose, a meiose não tem grandes diferenças entre os organismos eucariontes.² A primeira etapa da atividade é a explicação dos processos de divisão celular. Posteriormente, os visitantes recebem os cromossomos da geração parental e realizam a duplicação dos cromossomos homólogos e a separação das cromátides irmãs. A partir dos genótipos dos gametas produzidos, os alunos montam os filhotes com seus diferentes fenótipos (cor dos olhos, formato do nariz, etc).

IMG_2834.jpg
Figura 1: Educador mediando a atividade de Scoisos com alunos do ensino médio.

¹Estação Biologia. <http://www.ib.usp.br/estacaobiologia/>. Acesso em: 13 mai. 2018.
²Lahr, D. J. 2018. Aula 8: Mitose e Meiose. PTEE. Disponível em <http://ptee.wdfiles.com/local--files/recursos/Aula08>. Acesso em: 13 mai. 2018.

Comentário por Caio Felipe: O texto está muito claro e bem escrito. Só tenho uma indicação que é a de escrever o ensaio baseado em temas das aulas. Mas gostei muito dos Scoisos.


Ensaio 08 [18/05/2018]

A definição consenso da tríade sobre fotossíntese é: "Uma série de processos físico-químicos em que energia eletromagnética é convertida em energia química que pode resultar na produção de poder redutor ou gradiente de prótons e na utilização dessa energia em biossíntese na célula".¹ Os organismos que realizam esse processo dentro dos eucariontes são: plantas terrestres e algas verdes, algas vermelhas, euglenóides, glaucophytas, chlorarachniophytas, cryptomonada, haptophyta, heterocontes (algas pardas e diatomáceas), dinoflagelados e apicomplexa.² Nas bactérias, encontramos nas cianobactérias, bactérias púrpura, bactéria verde sulfúrica, heliobacteria, acidobactérias, autotróficos anoxigênicos filamentosos e chloroflexi.

¹Adaptado de http://www.life.illinois.edu/govindjee/Part1/Part1_Gest.pdf (formatar).
²Adaptado de https://www.cell.com/trends/genetics/fulltext/S0168-9525(02)02777-4 (formatar).


Ensaio 09 [25/05/2018]

Grupos com a reprodução denominada assexuada podem passar por um acumulo de mutações levemente deletérias que levam a extinção. Esse processo é chamado de Catraca de Muller.

Falar da importância da meiose, da catraca de Muller, de espécies partenogênicas obrigatórias (escorpião-amarelo) e facultativas (bicho-pau).
Referenciar a aula e espécies partenogênicas.


Auto-Avaliação [08/06/2018]

Nota: 0.8.
Sinto que essa disciplina agregou muito, não só em conhecimento, mas também na minha formação acadêmica. Apesar de ter buscado a literatura das aulas na maioria das vezes, acabei não participando muito das discussões em sala. Também poderia ter me engajado mais na escrita de alguns ensaios.


Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License