Beatriz Alves Braz

1. Ensaio Opcional

Resumo da Primeira Aula de Principais Tendências Evolutivas nos Eucariontes 2018

A primeira aula da matéria 'Principais Tendências Evolutivas nos Eucariontes' teve como assunto central a classificação filogenética dos organismos e como os dados utilizados e as regras que influenciam a montagem de uma árvore filogenética são arbitrárias, sendo escolhas realizadas pelo autor onde, normalmente, o utilitarismo é a principal razão para a escolha de determinadas regras. Também foi discutido como as tecnologias disponíveis e sua evolução influenciam na forma como as árvores filogenéticas são feitas e isso pode mudar a forma e os tipos de dados coletados e utilizados na criação de uma árvore da vida.

Comentários por Rafael Vila Nova

O texto escrito pela Beatriz é um resumo da aula, em vez disso a proposta era que fosse um texto de persuasão. Dentre as ideias tratadas neste texto, o conceito de arbitrariedade foi tratado de forma muito generalizada. Nem todas as formas de construir árvores filogenéticas são arbitrárias. Além disso, o utilitarismo foi apontado como a principal razão para a escolha de certas regras de investigação, no entanto, não parece justificado dizer que este é o motivo principal, parece mais lógico apontar a subjetividade (de uma maneira geral) como a causa destas limitações metodológicas.

2. Ensaio 09 de Março de 2018

Ver a escrita como um exercício

Escrever não é algo que vem naturalmente pra mim. Mesmo quando estava na escola e as professoras de português me ensinavam todas aquelas regras e estilos. Sempre tive a sensação de exposição e de que estava fazendo tudo errado. Ainda hoje é algo que acontece de uma forma muito dolorosa. Com a necessidade de fazer uma iniciação científica para poder me formar é preciso escrever cientificamente, então estou tentando ver a escrita como algo a ser exercitado, como um músculo, um estilo de dança, uma nova língua a ser aprendida. É muito difícil fazer disso um exercício, pois significa que devo dedicar um tempo do meu dia para a escrita, mas esse exercício me angustia, sinto um bloqueio sempre que pego na caneta e no papel. Mas acredito que com treino, persistência e foco esse sentimento passará e a escrita se tornará um objetivo mais facilmente alcançado.

Comentário de Donovan Humphrey Franco

Como o texto aborda uma perspectiva pessoal de um sentimento íntimo, mostra uma subjetividade complicada de defender com argumentos.
Uma sugestão para este caso seria mostrar essa dificuldade (pessoal) de forma coletiva para poder analisar a questão da própria dificuldade em si, podendo expor os problemas do ato de escrever e a necessidade de exercitar a escrita para alcançar o domínio da escrita científica.
É importante defender a perspectiva demonstrada com argumentos de autoridade e exemplos conhecidos (não pessoais) por pessoas no geral ou ao menos da área de estudo do assunto (pelo menos o seu público alvo).

3. Ensaio 23 de Março de 2018

Nomenclatura

Nomenclatura é algo construído por nós seres humanos e essa atividade é socialmente e culturalmente influenciada. Na ciência isso também ocorre, assim como exemplificado durante a aula com os dinossauros. Muitas vezes esses nomes não são os mais corretos mas também temos que pensar no público que estamos tentando atingir.