Ensaio 03/03
O objetivo do texto científico é passar 100% da mensagem. O texto não pode ser ambíguo ou incompleto. A mensagem que o texto pretende transmitir deve estar explícita e o autor deve desenvolvê-la de maneira breve. A utilização de uma linguagem simples e direta é primordial, o que difere esse gênero textual dos demais. É possível traçar uma comparação com a literatura, onde é comum observar uma grande quantidade de adjetivos, preposições, vírgulas etc. Entretanto os objetivos de um texto literário são diferentes dos objetivos de um texto científico. Diferentes objetivos definem diferentes estruturas.
Comentário de Miki: Gostei do parágrafo. Passou a ideia de forma clara e sucinta. Foi didático ao fazer uma breve comparação entre o texto científico e literário.
Ensaio 10/03
Diversos autores posicionam os Choanoflagellata como grupo-irmão de Metazoa. Muitas filogenias colocam Porifera na base de Metazoa. Os poríferos possuem um tipo celular que apresenta uma morfologia muito semelhante aos coanoflagelados, chamado de coanócito. Essa semelhança é apresentada como suporte ao relacionamento entre Choanoflagellata e Metazoa.
Ensaio 17/03
A descrição de grandes clados sem muitas evidências é um fenômeno comum na sistemática. Laura Katz propôs uma alegoria para ilustrar esse fenômeno, chamada de hipótese do chupa-cabra. Essa alegoria aponta a presença de uma tendência: nomear clados muito inclusivos assim que são recuperados por reconstruções filogenéticas, mesmo com poucas evidências corroborando a existência desses grupos. Após serem nomeados, muitos autores começam a buscar evidências para aumentar o suporte dos clados. Um grande problema é que, neste processo, são ignoradas as evidências que apontam para a invalidade desses grupos. O resultado é a manutenção de grandes clados que nunca deveriam ter sido criados.
Ensaio 31/03
A origem das mitocôndrias é explicada pela teoria da endossimbiose. Essa teoria foi apresentada por Lynn Margulis em um trabalho publicado em 1967. De acordo com a autora, um organismo procarioto aeróbico teria sido endocitado por um organismo procarioto anaeróbico. Atualmente acredita-se que a origem da mitocôndria esteja relacionada à endocitose de um organismo anaeróbico metanogênico por um organismo aeróbico. Uma das grandes evidências dessa teoria é a presença de material genético próprio nessas organelas.
Ensaio 14/04
Não temos o registro fóssil de todos os organismos que existiram. O processo de fossilização é muito raro por depender de situações pouco prováveis. Após sua morte, o organismo deve estar em um ambiente sem muitas perturbações, sem organismos que possam o decompor completamente ou qualquer situação que impeça sua preservação. Por essas razões, as partes moles geralmente não são conservadas. Assim, pode ter existido uma infinidade de organismos de corpo mole que nunca serão recuperados pelo registro fóssil.
Comentários de Roberto (05/05): Achei o parágrafo bom. Única parte que achei confusa foi o final, uma ver que o parágrafo começa falando "todos os organismos que existiram" e a conclusão do ensaio é sobre " a infinidade de organismos de corpo mole". Dessa forma, sugerira ou delimitar o texto em todo os organismos de corpo mole ou recuperar a ideia de todos os organismo. Isso, pois quando terminei de ler me questionei se somente os organismo de copo mole não estão integralmente recuperados no registro fóssil.
Ensaio 28/04 (opcional)
Muitos autores defendem que Metazoa, o grupo que inclui todos os animais, é irmão de Choanoflagellata, grupo de organismos unicelulares1. São encontradas células morfologicamente muito semelhantes aos coanoflagelados - chamadas de coanócitos - em grupos que fazem parte de Metazoa: os poríferos. Evidências mostram que os coanócitos surgiram nos ancestrais de Metazoa e se mantiveram nos poríferos1. Essas evidências dão suporte ao relacionamento entre Metazoa e Choanoflagellata.
1- HALANYCH, Kenneth M. The new view of animal phylogeny. Annu. Rev. Ecol. Evol. Syst., v. 35, p. 229-256, 2004.
Comentário de Luiz: O recorte da ideia foi muito bem feito e passou toda a informação. Acho que colocar uma figura que mostre as semelhanças morfológicas entre as células deixaria o ensaio mais robusto. Além disso, acho válido destacar quais são os tipos de evidências que suportam a relação de Metazoa e Choanoflagellata, se é a semelhança morfológica ou se também há dados moleculares. No mais, um texto bem escrito e bastante sucinto.