Carlo Tonelo

SEMANA 1

Aula inaugural - Expectativas 30.01.23

A respeito das minhas expectativas, inicialmente me matriculei na disciplina pensando no conteúdo abordado. Questões evolutivas me interessam muito, e acredito que a disciplina irá agregar na minha formação. Contudo, após a apresentação da disciplina, o enfoque parece estar na prática do escrever científico "canônico". Disto, uma nova expectativa é de aprender a usar esse método de escrito, e aperfeiçoar minha maneira de apresentar feedbacks e meu olhar crítico àquilo que escrevo. Além disso, uma expectativa que mantenho após a apresentação é de que seja uma disciplina muito proveitosa e pouco estressante a respeito de notas. Uma última expectativa que tenho é de que os comentários, discussões e feedbacks que receba e envie tenham apontamentos proveitosos com base em argumentos.

Aula 1 - Parágrafo 1 31.01.23

Das questões vistas em aula, há um interesse na do posicionamento dos vírus nas árvores filogenéticas. Desde Woese, o uso das informações genéticas ribossomais é amplamente aceito. Todos os organismos vivos têm ribossomos, bem conservados ao longo da evolução. Inerentemente a isso, há um problema em relação aos vírus, organismos sem ribossomos. Na sua maioria, vírus utilizam os ribossomos das células que parasitam. Isso torna impossível que estejam presentes em árvores filogenéticas com base na informação ribossomal. Contudo, há aqueles que possuem genes próprios para a produção de RNA viral. Com eles, é possível a criação de tais árvores filogenéticas. Como resultado, eles aparecem dispersos por toda a árvore. Isso sugere que cada linhagem de vírus surgiu de maneira independente das demais. Portanto, nessa hipótese, suas semelhanças são convergências evolutivas.

Aula 2 - Comentário Heida Kwok 01.02.23

Achei muito legal o texto! A discussão em relação ao posição do vírus na filogenia ficou bem interessante! Só fiquei um pouco confusa na primeira frase, talvez teve um palavra a mais?

01.02 Aula 2 - Comentário Felipe Kenji 01.02.23

Gostei do seu texto! Ele está bem informativo. O seu primeiro período é um pouco amplo demais. Um leitor que não está contextualizado pode não entender conceitos como “árvores filogenéticas” e “informações genéticas ribossomais”.

Aula 3 - Parágrafo 2 02.02.23

A inteligência artificial, mesmo escrevendo primorosamente, possui problemas em seus textos. Ela responde incorretamente a algumas das perguntas feitas. Nestes casos, suas respostas são as mais populares, não as respostas em mais acordo com os avanços científicos. Por exemplo, ela identifica 5 Reinos como componentes da árvore da vida. Apenas ao ser especificamente questionada sobre os 3 Domínios, ela os cita como a hipótese científica aceita atualmente. Portanto, há um tendenciamento nas suas respostas. Apesar de possuir todo o repertório teórico disponível, a inteligência artificial usa filtros em suas respostas. É uma ferramenta muito útil, mas que necessita de mais refinamento.

Aula 4 - Comentário Thabata Oliveira 03.02.23

Gostei do recorte e vi que você construiu na forma de "bloquinhos", que é útil. Parabéns!

Pedi para a IA refinar seu texto:
A inteligência artificial apresenta desafios em sua produção de texto, resultando em respostas incorretas em algumas questões. Estas respostas são baseadas na popularidade e não refletem os avanços científicos atuais. Como exemplo, a inteligência artificial identifica os 5 reinos como componentes da árvore da vida, mas só menciona os 3 domínios como hipótese científica aceita atualmente após uma pergunta específica. Isso sugere um viés nas respostas produzidas pela inteligência artificial. Embora possua todo o repertório teórico disponível, a inteligência artificial usa filtros em suas respostas, o que requer aprimoramento adicional. Em geral, a inteligência artificial é uma ferramenta útil, mas necessita de melhorias para atingir uma performance mais precisa.

Algumas frases foram unidas, acho que o texto ficou um pouco mais fluido, mas na versão do chat acho que ficou faltando algo na primeira frase.

Minha sugestão:
"Deve-se ter cautela ao considerar textos produzidos por inteligências artificiais, pois eles podem conter informações imprecisas. Ao responder perguntas sobre determinados tópicos, a inteligência artificial pode apresentar respostas influenciadas pela popularidade ao invés de basear-se na validação científica atual."

Aula 4 - Comentário de Heida Kwok 03.02.23

Pedi para chatGPT refinar seu texto, e ele mudou algumas palavras e suas ordens para facilitar o entendimento, mas na minha opinião o texto já tá ótimo mesmo sem ter passado pelo IA!

SEMANA 2

Aula 5 - Outline do ensaio 06.02.23

Qual é a minha questão?
Quais são os conceitos centrais?
Declarar no ensaio final se usou a IA.
Sugestão: Usar figuras, elas permitem economizar palavras.
Cerca de 1.000 palavras.
Personificar o texto, pode colocar opinião.

Aula 6 - Outline do ensaio 07.02.23

Possíveis temas e/ou questões:
- Comparação entre realizar a disciplina condensada nas férias ou diluída ao longo do semestre;
- Como as ideias equivocadas de um pesquisador podem ser aceitas pela comunidade científica apenas pelo seu renome (caso de Whittaker, falar do pesquisador ganhador do Nobel que afirmou que o vírus Sars-Cov-2 foi criado em laboratório);
- Filogenia dos vírus e seu posicionamento nas árvores filogenéticas;
- Debate 3 versus 2 Domínios;
- Existe uma regra para se escrever um texto? O uso da escrita canônica. - tema escolhido

Conteúdo do tema:
- Há um escrever corretamente?
- A escrita típica da área de ciências biológicas (relato pessoal).
- Como é a norma; conceito de escrita canônica (falar em Strunk e White, 1918).
- Como nós, brasileiros, escrevemos (parnasianismo).
- Referência a Strunk e White, 1918.

Público-alvo: discentes de graduação em ciências da natureza e exatas (onde prevalece a escrita de artigos científicos concisos).

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License