Ensaio 1 (opcional), 18 de fevereiro de 2020.
Não fiz.
Ensaio 2, 3 de março de 2020.
A verdade filogenética dos organismos é uma só. A reconstrução dessa história evolutiva não depende de informações ou dados, mas de como estão organizados em um cladograma. A busca pela resolução ideal, pode ser feita de forma exaustiva ou heurística. A forma exaustiva consiste na construção de todas as possibilidades disponíveis, selecionando a mais adequada. Já a busca heurística descarta várias das possibilidades e limita a busca pela topologia ideal. Métodos como MSA, verossimilhança máxima e parcimônia utilizam da heurística para encontrar a árvore mais adequada. Os métodos possuem formas distintas de obter resultados. O MSA consiste no alinhamento rápido de dados. Já a parcimônia, na busca da árvore mais sucintas, com o menor número de transformações.
Comentário por Gloria Gillung, 10/03/2020: A oração-título é direta e instigante. Entendi o que você disse e gostei da construção. Em seu texto, você cita vários métodos de reconstrução de filogenias, que podem originar árvores diversas. Assim, acho que a frase-título poderia ser resgatada no final do parágrafo. Acredito que esse seria um modo legal de fechar o tema e conectá-la à tudo o que você escreveu. Algumas frases podem ficar mais fluídas em relação ao resto do texto se utilizados conectivos. Você poderia, por exemplo, usar a expressão "por exemplo" no início de algumas frases.
Ensaio 3, 10 de março de 2020.
Os Opisthokonta são um grupo monofiléticos de Eukarya. Dentro deste táxon há organismos uni ou multicelulares. Os animais, por exemplo, são em sua maioria multicelulares. Apenas uma espécie de cnidário (Myxobolus pfeifferi) é unicelular. A (única) célula deste animal se assemelha às células de cnidócito dos outros cnidários. Os fungos também são Opisthokonta e são muito aparentados aos animais.
Ensaio 4, 17 de março de 2020
Uma hipótese chupacabra é uma hipótese descrita com base em dados escassos. A expressão é uma metáfora e remete ao ser fantasioso, também conhecido pelas poucas informações e evidências. O termo foi proposto por Laura Katz, no contexto de reconstruções filogenéticas. Segundo ela, um grande grupo que foi recuperado poucas vezes não deve ser nomeado. O grupo Excavata é um exemplo de hipótese chupacabra pois as tentativas de obter monofilia do grupo falharam na maioria das vezes.
Ensaio 5, 31 de março de 2020
O surgimento da fotossíntese alterou a atmosfera terrestre. No início da história geológica, não havia oxigênio livre no planeta. Este elemento foi liberado por organismos capazes de realizar a fotossíntese, provavelmente ancestrais das cianobactérias atuais. O evento foi responsável por transformar o caráter redutor da atmosfera. Além disso, também permitiu que outros organismos utilizassem o oxigênio livre como recurso energético.
Ensaio 6, 14 de abril de 2020
O registro fóssil é enviesado. Materiais moles são muito menos suscetível ao processo de preservação do que os materiais duros. Dessa forma, organismos unicelulares e sem tecidos resistentes são mais raros no registro fóssil, ao passo que vertebrados, como os dinossauros, são mais abundantes. Além deste fator, a idade das rochas e sua susceptibilidade a erosão dificultam o conhecimento a respeito dos primeiros Eucariontes.
Comentário de Paulo Parra: Boa frase-título. Pequeno erro de concordância nominal em 'suscetível'. Na última frase, a relação entre 'idade das rochas' e 'dificuldade em conhecer os primeiros Eucariontes' não ficou clara. No geral, o texto está coeso e traz informações para alicerçar a frase inicial.
Ensaio 7 (Opcional), 28 de abril de 2020
A posição da raiz de Eukarya é um assunto controverso. Existem duas propostas recentes conflitantes, cada uma com um resultado diferente. A primeira delas, EuBac, é mais antiga e leva em consideração 37 genes. Estes genes possuem origem bacteriana. São universais nos eucariontes e, portanto, esta abordagem tem um caráter mais filogenético. A segunda proposta (AlphaProt) usou uma amostragem maior de organismos com núcleo. Foi baseada em outros 39 genes, que são de referentes à função mitocondrial, dando uma ênfase funcional à topologia. O resultado da primeira proposta posiciona a raiz de Eukarya próximo aos Excavata (Discicristata + Jakobida), enquanto a segunda proposta divide Excavata em dois grupos, quebrando a monofilia do grupo.
Referências:
- He, Ding, et al. "An alternative root for the eukaryote tree of life." Current Biology 24.4 (2014): 465-470
- Derelle, Romain, et al. "Bacterial proteins pinpoint a single eukaryotic root." Proceedings of the National Academy of Sciences 112.7 (2015): E693-E699
Comentário de Júlia:
- Acho que a segunda frase ficou um pouco redundante. Talvez a segunda metade pudesse ser eliminada. Isso deixaria a frase incompleta, mas acho que uma solução seria retomar a frase-título (deixar claro que as propostas são referentes ao posicionamento da raiz).
- Quando vc se refere ao nome da segunda proposta, acho que ficaria melhor deixá-lo entre vírgulas.
- Acho que talvez tivesse sido legal explorar mais o que foi dito no final do ensaio. Ele tá mais diretamente relacionamento à problemática da frase-título. Minha sugestão é que as propostas fossem apresentadas de forma mais geral, omitindo-se os detalhes. Assim, a ênfase do parágrafo seria a controvérsia mencionada inicialmente.
- De modo geral, gostei bastante do ensaio! Acho que vc passou as informações de forma bem clara.
Ensaio 8, 5 de maio de 2020
Diferente da meiose, a mitose pode ocorrer por processos variados. A meiose é sempre caracterizada por duas fases: a primeira, onde ocorre a duplicação cromossômica e a segunda, onde ocorre a separação das cromátides irmãs. A mitose, por outro lado, apresenta variações. A carioteca pode se desintegrar inteiramente, como na mitose aberta, ou parcialmente, como nas mitoses semi-aberta ou fechada. O início da separação pode ocorrer a partir dos polos celulares, uma ortomitose, ou a partir de um mesmo lado, uma pleuromitose. Outras formas de variação podem incluir diferenças no local de formação dos fusos ou sua origem. Cada uma destas formas distintas corresponde a uma forma de divisão celular realizada por algum grupo de eucariontes.
Comentário por Murilo F Bertolino: O texto está excelente! No entanto, poderia ser inserido em qual contexto a meiose ocorre, como foi citado sobre a mitose ocorrer como forma de divisão celular.
Aula invertida (parte I), 12 de maio de 2020
Não fiz nesta data, porém fiz na outra semana.
Aula invertida (parte II), 19 de maio de 2020
Não fiz a correção do modelo de aula porque não tinha feito na semana anterior, porém fiz um protótipo já tentando evitar a sobrecarga de conceitos.
(LINK DA AULA SOBRE ORIGEM E EVOLUÇÃO DA FOTOSSÍNTESE).