Guilherme Carmona

Ensaio Opcional 18/02

A classificação biológica é um conceito muito antigo, pré datando até mesmo o conceito de evolução, sendo as primeiras classificações conhecidas datadas da Grécia antiga. Cada classificação é baseada em algum caráter que é utilizado como forma de separar ou unir organismos em grupos, estes caráteres eram muitas vezes subjetivos e derivados da visão de mundo da pessoa que realizava a classificação, muitas vezes escolhidos com um intuito especifico de classificar certos grupos de uma certa maneira. Hoje, com o advento do conceito de evolução biológica, o caráter utilizado para se classificar os organismos é a história evolutiva das linhagens, que pode ser reconstruída a partir de diversos métodos, como análises morfológicas ou, mais recentemente, moleculares.

Ensaio 03/03

A construção de árvores filogenéticas envolve uma grande quantidade de dados. Por conta disso, é praticamente impossível se fazer uma analise completa destes dados para a construção da árvore, o que é chamado de analise exaustiva. A partir deste problema diversos métodos foram criados para simplificar o processo de formação de uma árvore sem que se perdesse a acuidade da mesma, uma analise utilizando estes métodos é chamada de heurística. Estas técnicas são necessárias por conta de não possuirmos capacidade computacional suficiente nos dias atuais para tratar de uma quantidade de dados tão grande. Com o avanço tecnológico, talvez no futuro estes métodos se tornem obsoletos e seja possível se realizar analises exaustivas.

Comentário André: Algumas frases estão muito longas e poderiam ser quebradas em duas. Em uma delas usou-se "a mesma", o que pode ter contribuído para deixá-la longa.

Ensaio 10/03

A comparação entre linhagens é normalmente realizada entre grupos de mesmo ranking biológico. Essa comparação ocorre por conta de se acreditar que por estarem no mesmo ranking estas linhagens estão niveladas quanto a suas histórias evolutivas. Essa premissa é incorreta, pois rankings biológicos são conceitos subjetivos que não refletem a história evolutiva de uma linhagem. Portanto, não se deve comparar linhagens puramente por estarem no mesmo ranking. Deve-se considerar a história evolutiva de cada uma das linhagens.

Ensaio 17/03

O grupo dos Opistocontes possui fortes evidências de ser monofilético. Isso se dá por conta de em todos os estudos realizados tratando de se entender o monofiletismo dos grandes grupos Eucariotos, os Opistocontes sempre aparecem como um grupo monofilético. A clareza nos resultados dos estudos desse grupo provavelmente é resultado de uma rica base de dados desses organismos, já que o grupo inclui os animais e os fungos, que são organismos muito bem conhecidos e documentados. Isso demonstra a importância de se obter dados de diversos organismos, já que dessa forma facilita-se muito a reconstrução filogenética dos grupos.

Ensaio 31/03

Lynn Margulis explica que o evento da endossimbiose da mitocôndria provavelmente ocorreu apenas uma vez, por se tratar de um processo extremamente complexo. Além de se tratar de uma fagocitose na qual não ocorreu a digestão do organismo fagocitado, ainda foi necessário desenvolver todo um mecanismo capaz de suprir as necessidades reprodutivas de ambos os organismos, ou seja, era preciso haver uma forma de a célula hospedeira e a célula endossimbionte serem capazes de se dividir, dessa forma tornando a união vantajosa para ambos. Lynn propõe que o processo de divisão mitótica seria esse mecanismo desenvolvido, já que esse tipo de divisão é exclusivo do grupo dos eucariotos. Apesar disso ela afirma que este processo teria sido extremamente gradual, iniciando-se pela fagocitose até o fim do refinamento do mecanismo de divisão. Portanto é improvável que tenha ocorrido mais de uma vez, já que o processo já desenvolvido é finamente regulado e vantajoso e seria extremamente custoso desenvolver essa relação novamente.

Comentário de Ana Ghion:
Gostei do seu ensaio, acho que a frase título foi bastante precisa. Entretanto, acho que talvez seja um tema muito abrangente para um parágrafo. Algumas frases ficaram longas e, por consequência, um pouco confusa. Além disso, acho que escrever menos informações por frase também deixaria o texto mais claro. Gostei bastante da linha de raciocínio que você seguiu para convencer o leitor. Ela ficou bem clara ao longo do texto, apesar de algumas frases estarem confusas.

Ensaio 13/04

A datação pelo registro fóssil normalmente não é exata. Isso se dá por conta de que em fósseis muito antigos não há isótopos radioativos restantes para que se possa fazer uma datação por decaimento, que é precisa e exata. Dessa forma, foi necessário encontrar outras maneiras de datar o registro fóssil. Uma dessas maneiras é analisar faixas bem definidas de rocha, que normalmente representam um grande evento geológico como vulcanismo ou queda de meteoros. A partir da datação dessas faixas, é possível analisar as épocas em que viveram os organismos que se encontram entre as faixas, obtendo-se uma datação relativa para os seres vivos. Apesar de imprecisa, essa datação relativa é extremamente útil, pois pode ser utilizada para calibrar a distância de ramos em árvores geradas a partir de análises moleculares.

Comentários de Fabíola:
Sugiro dividir a frase "A partir da datação dessas faixas, é possível analisar as épocas em que viveram os organismos que se encontram entre as faixas, obtendo-se uma datação relativa para os seres vivos." em duas partes, pois acabou ficando um pouco extensa.
- Sugestão: A partir da datação dessas faixas, é possível analisar as épocas em que viveram os organismos que se encontram entre as faixas. Desse modo, obtem-se uma datação relativa para os seres vivos.
Outra observação seria de que a última frase do parágrafo também está um pouco extensa. Nesse caso, também sugiro que a divida em duas ou mais sentenças. Por fim, de forma geral, achei um bom parágrafo, com uma boa abordagem do tema e com uma sentença tópico bem empregada.

Aula Invertida

Aula Origem da Fotossíntese

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License