Expectativas
O interesse pela matrícula na disciplina se deu por querer me aprofundar em organismos que tiveram foco somente em uma matéria, assim, espero suprir uma defasagem que senti, visto que o foco no geral da graduação foi em organismos multicelulares. Além disso, me interesso por análises filogenéticas, então acredito que a matéria irá trazer bastantes conceitos dessa área.
Aula 1: Parágrafo 1
O fazer ciência pode ser motivado pela vaidade de seu autor e, não somente isso, carregada pelas suas filosofias. Ao propor uma forma de agrupar diferentes organismo, Whittaker explicita suas próprias convicções, onde torna claro o posicionamento de superioridade a determinados grupos em detrimento à outros. É possível observar pela forma em que posicionou os cinco reinos propostos, visto que os animais se apresentariam de forma destacada juntamente com os grupos visíveis ao ser humano. Ao produzir um trabalho com suas filosofias, acaba conquistando o público geral que compartilha das mesmas ideias e também valida um agrupamento já ultrapassado pelas hipóteses filogenéticas da época, contribuindo para a vaidade de seus leitores. Ao ir conforme a maioria, Whittaker consegue a validação a necessária para ser relevante no campo da sistemática, mesmo ao utilizar métodos e representações não convencionais à sistemática filogenética na época. Publicar hipóteses que vão contra à filosofias pessoais da comunidade científica, principalmente contra o antropocentrismo, causa resistências a aceitação de seu trabalho, visto que mexe com o ego e a vaidade de pessoas que utilizarão o conhecimento proposto.
Comentário de Thomas Filgueiras Filho em 01/02/2023:
As frase estão muito longas para um texto científico, contendo mais de uma ação por período. As informações do parágrafo estão bem completas e claras.
Comentário de Alessandra em 01/02/2023:
A frase poderia expressar a ideia principal do texto de forma clara e sucinta. As frases ficaram um pouco longas.
Aula 2: Parágrafo 2
O quimerismo pode explicar a origem e diversificação de eucariotos. A célula eucarionte possui características das quais a diferencia de Archea e Bacteria. A presença do núcleo, o que confere o nome ao clado; a mitocôndria e o cloroplasto são exemplos dessa diferenciação. Um genoma quimérico corresponde à união do genoma entre linhagens distintas, formando um organismo híbrido. O citoesqueleto de eucariotos é um exemplo de como esse mecanismo atua na diversificação da linhagem, visto que é homólogo ao de bactérias. Além disso, a presença de genes de origem mitocondrial e de plastídios no genoma da célula eucariótica evidencia o processo de aquisição dessas organelas. Tais características mostram como a transferência lateral de genes foi importante para a evolução da célula eucarionte.
Parágrafo gerado por ia:
O quimerismo é uma hipótese que explica a formação de células eucarióticas a partir de organismos distintos. Essas células são distintas das bactérias e archeas, devido a suas características únicas, como o núcleo, as mitocôndrias e cloroplastos. Este processo envolve a fusão de genomas de diferentes espécies, resultando em um organismo híbrido. O citoesqueleto das células eucarióticas é uma prova desta diversificação, pois é similar ao de bactérias. Além disso, a presença de genes de origem mitocondrial e plastídica no genoma eucariótico sugere a aquisição dessas organelas. Estas características indicam que a transferência lateral de genes foi importante para a evolução das células eucarióticas.
Comentários de Vítor CF, 03.02.2023:
A primeira frase do parágrafo é direta e concisa. Uma possibilidade de melhoria do texto seria explicar o que é quimerismo logo na segunda frase do parágrafo, para elucidar ao leitor do que se trata. O parágrafo reformulado pela ia suprime alguns conceitos biológicos ao substituí-los por termos mais genéricos e, portanto, preciso. Contudo, a maneira de estruturar algumas frases, num estilo distinto, deixo-as, aparentemente, mais simples de ler.
Ensaio (estrutura primária)
Problemática: A quebra de paradigma da sustentação das aves ratitas como grupo monofilético é um ótimo exemplo para o ensino de biogeografia.
Parágrafo 1: contextualizando os conceitos que podem ser abordados no exemplo
Parágrafo 2: histórico da proposta inicial do grupo e as sinapomorfias que o sustentavam
Parágrafo 3: contexto biogeográfico, explicitando a ampla distribuição
Parágrafo 4: evidências moleculares agrupando os tinamídeos dentro do clado, o que entra em conflito com antiga hipótese
Parágrafo 5:
Parágrafo 6: