Miki Yoshizawa

Ensaio opcional 18/02/2020

Ensaio 1 - 03/03/2020

As filogenias podem representar diversos dados, por exemplo, espécies, grandes grupos, táxons e até genes. Os ramos e nós representam a inferência do autor, a teoria por trás dos dados. Os ramos mostram a relação entre os dados e as hipóteses. Já os nós indicam o último ancestral hipotético em comum. De acordo com a teoria da evolução, existe um único ancestral comum que deu origem aos demais organismos. Logo, o objetivo da reconstrução histórica é encontrar, dentro das várias resoluções hipotéticas possíveis, a árvore correta.

Comentário por Bruna: Eu gostei do texto. Só fiquei confusa com a primeira frase. Isso fez com que minha leitura ficasse um pouco travada. A segunda frase repetiu a ideia apresentada nas frases posteriores. Talvez seja interessante retirar ela. Mas o resto do texto foi bem claro!

Ensaio 2 - 10/03/2020

Amebozoa é um grupo monofilético de Eukarya formado por organismos unicelulares que produzem projeções chamados de lobópodes. Esta estrutura é utilizada para sua locomoção e captura de alimento. Alguns possuem carapaça externa formada a partir do substrato do ambiente, sílica. Outras carapaças são produzidas pelo próprio indivíduo. Cerca de 95% das amebas são predadoras. Como todo organismo unicelular, são sempre dependentes de água para sobreviver. Logo, vivem em ambiente aquático, tanto marinho como de água doce, além de solos úmidos e até zonas termais.

Ensaio 3 - 17/03/2020

Nas últimas décadas diversos artigos foram publicados com o objetivo de melhor classificar os organismos eucariontes. Whittaker (1969) classificou-os em quatro grandes reinos: Protista, Animalia, Fungi e Plantae. Já a classificação proposta por Adl e colaboradores, em 2005, foi o primeiro a dividir os eucariontes em seis grandes linhagens, denominados então de “super grupos”: Opisthokonta, Plantae (também chamado de Archaeplastida ou Viridiplantae), Chromalveolata, Excavata, Amoebozoa e Rhizaria. Dentre esses, Opisthikonta é o grupo cujo monofiletismo tem maior suporte embasado de forma robusta por dados moleculares.

Ensaio 4 - 31/03/2020

O surgimento de organismos fotossintetizantes (ancestrais de cianobactérias) acarretou grandes mudanças na atmosfera terrestre que, antes disso, era redutora, não possuindo oxigênio livre. No período entre 3 a 2,5 bilhões de anos atrás ocorre, então, o aumento de oxigênio disponível na atmosfera. Esse fenômeno é conhecido como Grande Evento de Oxigenação. Isso possibilitou o surgimento de um novo nicho ecológico ocupado por organismos aeróbios. É nesse cenário que ocorre o evento de endossimbiose de um organismo procariótico aeróbio por um anaeróbio heterotrófico. Este é, portanto, o evento fundamental de endossimbiose da mitocôndria.

Comentário de Fabíola (05/05): O parágrafo foi bem construído. Entretanto, a oração título deu a entender que o recorte temático seria as mudanças atmosféricas apenas e não o evento de endossimbiose que também é citado/explicado no restante do parágrafo. Dessa forma, sugiro que altere a oração título para algo relacionado ao evento de endossimbiose em si e crie uma linha de raciocínio em cima disso. Ademais, a primeira frase do parágrafo ficou um pouco extensa.

Ensaio 5 - 14/04/2020

Os primeiros fósseis de eucariontes são encontrados no Proterozoico, no entanto esses registros são bastante limitados uma vez que nem todas as estruturas são preservadas, como partes moles e células muito pequenas. Além disso, é necessário condições ambientais adequadas que permitam o processo de fossilização de determinados materiais, partes duras do organismo. Portanto, as evidências fósseis não retratam a biodiversidade real existente nesse período. Em contrapartida, o éon Fanerozoico, que compreende as eras Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico, é rico em registros fósseis visto o surgimento de organismos cuja estrutura é mais favorável a sofrer fossilização, como vertebrados, plantas e dinossauros.

Comentário por Ana Ghion: Olá, Miki. Gostei do seu ensaio, achei o recorte bem interessante. Entretanto, acho que abordou muitos aspectos. Acredito que falar apenas de quais estruturas fossilizam e que isso não representa a diversidade como um todo já é suficiente para o ensaio. Além disso, talvez seja interessante utilizar frases mais curtas e diretas. Assim, o texto fica um pouco mais claro.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License