Ensaio Opcional 18.02.2020
vazio
Ensaio da segunda aula 03.03.2020
Árvores filogenéticas consistem na representação de fatos e as relações históricas que os conectam. Esse campo de estudo, que faz interface entre biologia e matemática aplicada, teve início na segunda metade do século XX. A utilização dessas representações gráficas na biologia tem como propósito apresentar um modelo de evolução para determinado grupo de organismos. Para a construção da árvore filogenética que melhor representa a realidade, pesquisadores dispõe de dados morfológicos e moleculares. Atualmente, dados morfológicos são utilizados em conjunto com dados moleculares.
Comentário feito por Júlia
A frase-título apresentou e sintetizou bem o assunto de que trataria o parágrafo. A frase seguinte, no entanto, foi discordante ao se referir à filogenia enquanto campo de estudo, e não à ferramenta filogenética que era o objeto central da frase-título. Nesse sentido, acho que a segunda frase poderia ser excluída, uma vez que a frase que se sucede a ela retoma diretamente o que foi dito no início do texto.
Uma coisa que esqueci de mencionar na discussão foi que eu não entendi o que você quis dizer quando se referiu a um "modelo de evolução".
Por fim, acho que as duas últimas frases do texto foram redundantes. Elas poderiam ter sido escritas como uma única frase, evitando repetições. Acredito que isso também teria deixado o parágrafo mais conclusivo.
Ensaio da terceira aula 10.03.2020
O conhecimento sobre os diferentes grupos de organismos é construído paulatinamente. Diversos modelos de evolução dos eucariotos foram propostos ao longo dos últimos anos. A resistência às novas propostas ocorre especialmente no ensino de ciências e biologia. Neste seguimento, utilizam-se referências que datam do século XIX e que, há pelo menos cinquenta anos, são consideradas ultrapassadas. Deste modo, o estudante de ciências tende a se distanciar da pesquisa, visto que, o que ele aprendeu, difere muito do conhecimento atual.
Ensaio da quarta aula 17.03.2020
A evolução parte do pressuposto que os organismos descendem de um mesmo ancestral. Todos os organismos vivos, portanto, estão relacionados de modo que apresentam ancestrais comuns.
A organização dos organismos vivos em Supergrupos é uma ideia recorrente na historia da biologia. O desenvolvimento do conhecimento sobre as relações evolutivas gerou mudanças nas árvore filogenética dos organismos eucariotos. Atualmente, os Supergrupos já não se apresentam como a melhor forma de explicar a diversidade biológica.
Ensaio da quinta aula 31.03.2020
O surgimento de células mitóticas decorre do processo de endossimbiose. Esse processo é responsável pela origem da linhagem de todos os organismos protistas.
Ensaio da sexta aula 14.04.2020
O registro fóssil de organismos eucariontes é abundante a partir do período Cambriano. As principais linhagens dos organismos vivos existentes, ou grupos coroa, estão representadas no registro fóssil somente após o Cambriano. No entanto, evidências morfológicas indicam o surgimento de diversas linhagens eucariontes ainda na era Mesoproterozoico¹. Os microfósseis encontrados diferem de bactérias pelo tamanho, de 100-150µm, e pelo padrão das estruturas extracelulares. O citoesqueleto celular é responsável pela criação das estruturas e padrões identificados nos microfósseis. A carência de registro fóssil entre os éons Proterozoico e Fanerozoico pode estar associada às condições ambientais. Neste intervalo, a atmosfera encontrava-se saturada de oxigênio e os oceanos oxidavam lentamente.
¹Knoll, A. H., 2014. Paleobiological perspectives on early eukaryotic evolution. Cold Spring Harbor Perspectives in Biology, 6(1), a016121.
Ensaio Opcional 28.04.2020
A raiz dos organismos eucariontes é difícil de ser estabelecida. O método mais comum de enraizamento de filogenias consiste em determinar um grupo externo para a reconstrução. A definição de um bom grupo externo está associada à quantidade de informações disponíveis sobre o último ancestral comum da relação filogenética. A premissa para o enraizamento dos eucariontes reside no evento de endossimbiose da mitocôndria. Ao estabelecer as bactérias como grupo externo, cria-se duas possibilidades de reconstrução. A primeira reconstrução apresenta as Arqueas como monofiléticas, sendo os Eucariontes um grupo-irmão. Em contrapartida, a segunda reconstrução possível apresenta as Arqueas como parafiléticas e a linhagem Eucarionte surgindo dentro de Arquea.
- Comentário de Bruno: A frase tópico poderia ser mais bem trabalhada, afunilando melhor o assunto. Falta uma melhor ligação entre os períodos, a adição de conjunções pode ajudar. Além disso, o último período também poderia ser melhor utilizado como uma breve conclusão do parágrafo.