Pedro Lopes

Expectativas

Ao pensar em uma matéria condensada denominada Principais Tendências Evolutivas nos Eucariontes tinha expectativas iniciais de que seria algo similar a matéria de Filogenia do começo curso, primeiramente por ser o mesmo professor mas também pelo nome evocar algo mais conceitual. Porém, ao conversar com colegas e após a apresentação das propostas desse curso, as concepções previas do curso mudaram, assim como as expectativas. Ainda acredito que alguns conceitos e abordagens novas sobre o tema vão ser trazidas a tona, porém esse sendo o pretexto para um objetivo maior de praticar a linguagem cientifica. Assim, pessoalmente, também espero corresponder com esse objetivo, colocando em pratica e principalmente ter mais atenção e carinho sobre minha escrita, além de aprimorar minha apresentação oral, ganhar mais fluidez e demonstrar menos nervosismo em publico. Acredito que essas serão até habilidades mais ricas e importantes para minha vida, não somente pensando m minha vida profissional com uma possível pós graduação, mas também para outros contextos da vida que também pretendo explorar mais tarde como divulgação cientifica, docência ou extensão.

Primeiro Paragrafo

A multicelularidade não é um caracter monofilético. A analise combinada de proteínas, realizada por Baudalf e colaboradores em 2000, demonstra o polifiletismo da multicelularidade. A metodologia utilizou a sequencia concatenada de quatro proteínas conservadas: alfa-tubulina, beta-tubulina, actina e EF-1alfa. Grupos multicelulares Metazoa e Fungi formam o supergrupo Opisthokonta juntamente com organismos exclusivamente unicelulares de Microsporida. Amebozoa, clado majoritariamente unicelular, é agrupado como grupo irmão de Opisthokonta. Já o grupo de plantas e algas verdes se agrupam com algas vermelhas no supergrupo Plantae, com alta distancia evolutiva de animais, fungos, assim como de algas pardas. A arvore filogenética obtida reconstrói, então, uma historia evolutiva de múltiplas origens da multicelularidade, com o polifiletismo deste caracter. Esse fato apresenta uma quebra no paradigma de Whitaker, no qual a multicelularidade era monofiletica e uma característica relevante na estruturação de reinos eucariontes.

Comentário do Henrique

Achei o tema adequado para um parágrafo e a ideia foi transmitida na totalidade. Acho que faltou explicar o conceito de polifiletismo.

Segundo Paragrafo

A inteligência artificial pode tornar a escrita cientifica obsoleta. A escrita cientifica atual é baseada, principalmente, na linguagem clara, direta e objetiva do conteúdo cientifico. A inteligência artificial apresenta uma competição desigual ao cientista. Métodos de "machine-learning" refinam exponencialmente a escrita formal e o domínio dos conteúdos científicos. Testes empíricos de correção as cegas demonstram a incapacidade de distinção entre um artigo escrito por um humano daquele escrito por um "robô". Assim, a incorporação e regulação da inteligência artificial já é um debate na comunidade cientifica. Desta forma, a inteligência artificial pode alavancar uma possível mudança de paradigma na escrita cientifica. Esta mudança pode ser comparada aquela da automatização de técnicas manuais no século XX.

  • Comentário Clara 03.02.2023 Texto bastante claro e objetivo. Acredito que seria interessante evitar uso de termos técnicos mais complexos como "machine-learning", se não for possível explicá-los ao longo do parágrafo.
  • Comentário do Henrique Poderia ter uma frase mostrando o "lado positivo" do uso da inteligência artificial. As frases do final do parágrafo que começam com "Assim, a incorporação…" e "Desta forma, a inteligência…" têm uma estrutura muito parecida e estão na sequência, o que deixa o texto meio repetitivo.

Ensaio

Dia 1

ideia inicial: falar de Ophistokonta

Introdução
- falar da importancia do grupo
- quem compoe o grupo
-

Historico do grupo metazoa

Historico grupo de fungos

Emersão do grupo por biologia molecular
- explicar a mudança de paradgima
- outros supergrupos
- efeitos na sociedade cientifica

Caracteristicas gerais e sinapomorfias
- Sinapomrofias morfologicas
- Sinapomorfia molecular ??
- carcteteristicas
- perda do flagelo

Curiosidades

Mudanças no grupo
- entrada e saída de grupos menores
- grupos basais

Estruturação e Monofiletismo do grupo
- falar que o grupo é suportado por diversas arvores
- grupo considerado monofiletico
- amostragem muito alta

Fechamento
- futuro do grupo
- enigmas ?
- conclusão

imagem ?
[[https://www.researchgate.net/profile/Xavier-Grau-Bove/publication/282150375/figure/fig2/AS:613889150562323@1523373987889/Evolution-of-Lifestyles-and-Some-Cell-Features-of-the-Opisthokonts-Opisthokonta-cladogram.png]]

Dia 2

- vou tentar deixar mais simples o tema

- Novo tema: O conhecimento desigual da diversidade biológica

- Brainstorm :

Introdução
- Os grupos biológicos não estão uniformemente amostrados.
Ai falar sobre animais, fungos e plantas, como os grupos mais amostrados

pensamento antropocentrico
(aristoteles,whittaker,lineus)

falar do pq eles são mais amostrados

razoes pelas quais grupos são conhecidos
(similaridade a nós, beleza, importância econômica, importância medica, etc)

problemas que decorreram disso

os renegados (grupos parasitas, grupos dificeis de chegar (mar profundo, archaes termais, etc)

A mudança de paradigma
Baudalf

Relevância de grupos menos amostrados

Archea
Supergrupos (radiolarios, excavata)

Conclusão ( tem solução ? Outros problemas?)
Diferença de centros Europa, america do norte, com os paises de terceiro mundo
Motivação do cientista

fossilização diferente (n sei se vou abordar)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License