Expectativas
Ao pensar em uma matéria condensada denominada Principais Tendências Evolutivas nos Eucariontes tinha expectativas iniciais de que seria algo similar a matéria de Filogenia do começo curso, primeiramente por ser o mesmo professor mas também pelo nome evocar algo mais conceitual. Porém, ao conversar com colegas e após a apresentação das propostas desse curso, as concepções previas do curso mudaram, assim como as expectativas. Ainda acredito que alguns conceitos e abordagens novas sobre o tema vão ser trazidas a tona, porém esse sendo o pretexto para um objetivo maior de praticar a linguagem cientifica. Assim, pessoalmente, também espero corresponder com esse objetivo, colocando em pratica e principalmente ter mais atenção e carinho sobre minha escrita, além de aprimorar minha apresentação oral, ganhar mais fluidez e demonstrar menos nervosismo em publico. Acredito que essas serão até habilidades mais ricas e importantes para minha vida, não somente pensando m minha vida profissional com uma possível pós graduação, mas também para outros contextos da vida que também pretendo explorar mais tarde como divulgação cientifica, docência ou extensão.
Primeiro Paragrafo
A multicelularidade não é um caracter monofilético. A analise combinada de proteínas, realizada por Baudalf e colaboradores em 2000, demonstra o polifiletismo da multicelularidade. A metodologia utilizou a sequencia concatenada de quatro proteínas conservadas: alfa-tubulina, beta-tubulina, actina e EF-1alfa. Grupos multicelulares Metazoa e Fungi formam o supergrupo Opisthokonta juntamente com organismos exclusivamente unicelulares de Microsporida. Amebozoa, clado majoritariamente unicelular, é agrupado como grupo irmão de Opisthokonta. Já o grupo de plantas e algas verdes se agrupam com algas vermelhas no supergrupo Plantae, com alta distancia evolutiva de animais, fungos, assim como de algas pardas. A arvore filogenética obtida reconstrói, então, uma historia evolutiva de múltiplas origens da multicelularidade, com o polifiletismo deste caracter. Esse fato apresenta uma quebra no paradigma de Whitaker, no qual a multicelularidade era monofiletica e uma característica relevante na estruturação de reinos eucariontes.
Comentário do Henrique
Achei o tema adequado para um parágrafo e a ideia foi transmitida na totalidade. Acho que faltou explicar o conceito de polifiletismo.
Segundo Paragrafo
A inteligência artificial pode tornar a escrita cientifica obsoleta. A escrita cientifica atual é baseada, principalmente, na linguagem clara, direta e objetiva do conteúdo cientifico. A inteligência artificial apresenta uma competição desigual ao cientista. Métodos de "machine-learning" refinam exponencialmente a escrita formal e o domínio dos conteúdos científicos. Testes empíricos de correção as cegas demonstram a incapacidade de distinção entre um artigo escrito por um humano daquele escrito por um "robô". Assim, a incorporação e regulação da inteligência artificial já é um debate na comunidade cientifica. Desta forma, a inteligência artificial pode alavancar uma possível mudança de paradigma na escrita cientifica. Esta mudança pode ser comparada aquela da automatização de técnicas manuais no século XX.
- Comentário Clara 03.02.2023 Texto bastante claro e objetivo. Acredito que seria interessante evitar uso de termos técnicos mais complexos como "machine-learning", se não for possível explicá-los ao longo do parágrafo.
- Comentário do Henrique Poderia ter uma frase mostrando o "lado positivo" do uso da inteligência artificial. As frases do final do parágrafo que começam com "Assim, a incorporação…" e "Desta forma, a inteligência…" têm uma estrutura muito parecida e estão na sequência, o que deixa o texto meio repetitivo.
Ensaio
Dia 1
ideia inicial: falar de Ophistokonta
Introdução
- falar da importancia do grupo
- quem compoe o grupo
-
Historico do grupo metazoa
Historico grupo de fungos
Emersão do grupo por biologia molecular
- explicar a mudança de paradgima
- outros supergrupos
- efeitos na sociedade cientifica
Caracteristicas gerais e sinapomorfias
- Sinapomrofias morfologicas
- Sinapomorfia molecular ??
- carcteteristicas
- perda do flagelo
Curiosidades
Mudanças no grupo
- entrada e saída de grupos menores
- grupos basais
Estruturação e Monofiletismo do grupo
- falar que o grupo é suportado por diversas arvores
- grupo considerado monofiletico
- amostragem muito alta
Fechamento
- futuro do grupo
- enigmas ?
- conclusão
Dia 2
- vou tentar deixar mais simples o tema
- Novo tema: O conhecimento desigual da diversidade biológica
- Brainstorm :
Introdução
- Os grupos biológicos não estão uniformemente amostrados.
Ai falar sobre animais, fungos e plantas, como os grupos mais amostrados
pensamento antropocentrico
(aristoteles,whittaker,lineus)
falar do pq eles são mais amostrados
razoes pelas quais grupos são conhecidos
(similaridade a nós, beleza, importância econômica, importância medica, etc)
problemas que decorreram disso
os renegados (grupos parasitas, grupos dificeis de chegar (mar profundo, archaes termais, etc)
A mudança de paradigma
Baudalf
Relevância de grupos menos amostrados
Archea
Supergrupos (radiolarios, excavata)
Conclusão ( tem solução ? Outros problemas?)
Diferença de centros Europa, america do norte, com os paises de terceiro mundo
Motivação do cientista
fossilização diferente (n sei se vou abordar)