Ensaio Opcional 1
O novo panorama evolutivo dos Eucariontes
A busca da sistemática para a classificação dos organismos é sempre muito discutida, exatamente pelo fato de que esta parte beira a subjetividade do cientista que está criando os critérios. Esta subjetividade, também, os leva a ser ligeiramente tendenciosos com suas classificações. Mas quando não somos? A história da ciência nos mostra como isto influencia nas construções de conceitos e teorias, e de certa forma, não conseguimos evitar o fato de que fundamentalmente a ciência precisa de uma subjetividade para que ela dê origem a toda e qualquer tipo de opinião, afinal, todo conhecimento cientifico não passa de uma tentativa de explicar o mundo natural numa linguagem humana.
Comentário de Rafael Viana
Eu peguei a ideia geral do texto, mas ele tem alguns problemas de escrita. Busque fazer frases mais objetivas, sem unir muitas orações numa única frase. Justifique as afirmações que fizer como "A busca da sistemática para a classificação dos organismos é sempre muito discutida". Em "Esta subjetividade, também, os leva a ser ligeiramente tendenciosos com suas classificações" não havia necessidade de usar o "também".
Ensaio 2
Hipóteses Evolutivas Modernas, Reinos Domínios e Super-Grupos
Com o avanço tecnológico nos campos da genética, foi possível criar a hipótese dos super-grupos. Todas as árvores tem como base uma característica molecular para sua sustentação, por conta de uma série de avanços no acúmulo de dados moleculares sobres os organismos. Com o sequenciamento genômico dos organismos, toda um vasto de leque de teorias puderam entrar como uma possibilidade. Entretanto, ainda há um longo caminho para se percorrer para saber sobre a origem dos eukaryote, pois são muitos os grupos não estudados.
Comentário de Raphael Bassanello
Gostei do tamanho dos períodos, deixa fácil a compreensão da ideia, no entanto, você abordou um tema muito amplo que dificilmente seria contemplado em somente um parágrafo
Ensaio 3
A Teoria do Chupa Cabra
Como abordado antes nestas reflexões, alguns conceitos biológicos vêm de olhares enviesados dos cientistas que os estão desenvolvendo. A teoria do Chupa Cabra, da pesquisadora Laura Katz (2012) propõe que quando um pesquisador está atrás de uma resposta para o seu problema, existe a tendência que ele irá encontrar algo que suporte sua hipótese, ignorando tantas outras respostas também válidas. Esta teoria não muito difundida apenas reflete um aspecto extremamente humano da ciência.
Comentário de Alexandre Butenas
Esteticamente, o ensaio segue a estrutura adequada proposta nas aulas, com apenas um parágrafo , e frases curtas (o segundo período talvez tenha ficado um pouco longo, apenas). Eu, pessoalmente, achei que na primeira frase ficou um pouco confuso para entender de quais reflexões você estava falando, mas pode ter sido um problema na minha interpretação mesmo. No geral o parágrafo está coeso, e segue uma linha lógica de raciocínio, com uma frase título que remete ao resto do texto.
Ensaio 4
A Primeira Grande Extinção
Aproximadamente a 2,5 bilhões de anos atrás, organismos aeróbicos (que sobrevivem na presença de oxigénio) começaram a surgir no planeta e tomar conta dos ambientes. Por conta de um nicho nada explorado, cresceram muito em numero, e mudando a atmosfera do planeta. Com o surgimento dos organismos fotossintetizantes, houve um enorme aumento na pressão parcial do oxigênio, configurando um ambiente muito inóspito para os então viventes do planeta. Com a "sobra" de oxigênio na atmosfera, todo o planeta começou a se moldar em função desta mudança, e assim acontecendo a primeira grande extinção conhecida pelo homem, na qual todos os organismos intolerantes ao elemento (anaeróbicos exclusivos) foram extintos pelo surgimento de indivíduos fotossintetizantes.
Comentário(Arthur Augusto Afonso)
O texto apresenta frases diretas e não muito longas, que estão devidamente se interconectando. Seria conveniente adicionar algumas referências ao mencionar tópicos específicos como a concentração de oxigênio e suas modificações na terra. A ultima sentença acabou ficando com 4 linhas , o que pode colocar o texto em condições sub-ótimas a realização da conclusão, que ficou um pouco difusa.
Ensaio 6
Dificuldades de Enraizamento
Um dos principais problemas de se estudar a origem da vida está justamente em determinar "onde" ela começa. Além de ser difícil de achar evidências precisas de como e quando vida começou, também é complicado dizer quem está mais próximo de ser o organismo mais basal. Uma das principais dificuldades é o fato de que em sistemática, classificamos organismos baseados em um grupo externo (Amorim, 2002). Quando se trata de grupos basais, como Eucharia, Bacteria e Archea, dificilmente se chega em um consenso do que veio na raiz destes organismos. Tamanha é a dificuldade que talvez seja a hora de explorar teorias mais "criacionistas", como algo que diga que estes grupos não possuem nem mesmo um ancestral comum.
Ensaio 7
Origem da fotossíntese
Um assunto tão importante, e como todo assunto que trata da uma origem de algo muito primário, também é um assunto inesperadamente difícil. Para começar, a própria definição do processo, de uma maneira mais abrangente, é bastante delicada. De uma certa maneira, podemos definir como um processo gerador de energia através de um processo bioquímico que envolva estimulação solar e compostos de hidrogênio.