Expectativas da disciplina 30.01.23
Minha principal expectativa para a disciplina é ter contato com mais conteúdo sobre evolução de organismos eucariotos. A ideia é revisar parte de conteúdos aprendidos anteriormente durante a graduação, sedimentando esse conhecimento, e ter acesso a novos conteúdos sobre o tema. Dessa forma, o primeiro objetivo é essencialmente buscar conhecimento (ET Bilu, 2010). Além disso, a oportunidade de ter um treinamento e prática de escrita científica também foi um fator que me motivou a cursar a disciplina. A escrita científica não recebe tanta atenção ao longo da graduação e é uma competência muito útil, portanto, é uma grande expectativa ter a chance de cursar uma disciplina que se propõe a ensinar e capacitar o aluno nesse tópico.
Parágrafo 1 31.01.23
Antiquada e duvidosa, a classificação em 5 reinos, proposta em 1969, ainda está presente na realidade dos alunos de biologia no ensino básico. A proposta é baseada em uma divisão de acordo com três níveis de organização celular e dos diferentes mecanismos de obtenção de carbono. A ideia representou a diversidade em três níveis superiores, visto pelos eucariontes multicelulares, cujos grupos aparecem melhor definidos, e pelos outros dois níveis inferiores, com relações mais problemáticas e incertas. Foi inovador e revolucionário? Não. A proposta foi formulada em um período no qual a sistemática filogenética já era uma disciplina em ascensão e que as evidências da organização em três grandes reinos já começavam a se desenvolver. Portanto, a robustez do modelo ao longo de tanto tempo é, no mínimo, estranha, já que era incongruente com a ciência da própria época. Como justificar essa “popularidade”? Entre as muitas possíveis razões, eu diria que talvez haja um apelo ao definir superioridade na organização e uma falsa ordem em meio a desordem.
Comentário de Júlio
- A topic sentence apresenta dois verbos, além de um verbo oculto (é) em referência à classificação em cinco reinos
- O texto que vem em seguida apresenta uma retórica mais focada no aspecto lógico nas duas primeiras sentenças
- O segundo modo de persuasão defendido por Aristóteles é atingido na seguinte sentença: "Foi inovador e revolucionário? Não."
- O texto torna-se evidentemente etológico a partir da sentença seguinte
Parágrafo 2 02.02.23
Escolher um tema é difícil. Parece tão simples, mas é vender seu peixe com menos de 250 palavras. O recorte deve ser preciso. O leitor deve ser persuadido de alguma forma. Como encontrar o assunto certo para preencher esse parágrafo? Passei pelo menos 50 minutos nessa pergunta. Falo sobre algum tópico de biologia? Qual? Por quê? Não sei! No fim, meu tema será o próprio tema. É uma análise minuciosa sobre quanto pode e deve ser escrito. É sobre lidar com a própria ambição. O que é vida? Não há parágrafos suficientes para isso. E se for só 42? É simples e rápido, mas não convence. Ninguém está interessado no que vou escrever. Não é só persuadir, mas também conquistar. Na dinâmica de um Tinder, tem que dar match. Por fim, voltamos ao início. É desafiador escolher um tema, ainda mais um bom tema.
Comentário
Gostei bastante da abordagem metafísica do tema e também do caráter crônico da escrita. Acredito que mesmo sem ter um tema inicial bem definido, o texto consegue engajar o leitor e também se aproximar dele, ao tirar o caráter de ETHOS do texto. É um ser humano igual qualquer um, com incertezas igual qualquer um, retratando a busca por algo a se falar. Entendi e gostei da brincadeira relacionada ao "Tinder", mas não sei exatamente a que a metáfora se refere quando dentro do contexto do parágrafo inteiro.
Outline 06.02.23
Tema proposto:
Classificação biológica e os 5 reinos de Whittaker
Parágrafos:
1. Como classificar, eis a questão?
2. Como é feita a classificação biológica: do antes ao agora (talvez dois parágrafos)
3. O que aprendemos como classificação? Introdução dos 5 reinos
4. Quais os problemas dessa ideia e o que explica seu "sex appeal"?
5. Como realmente é: arqueias e os três domínios
6. Adentrar brevemente a filogenia de Eukarya: somos mais próximos de amebas do que de plantas?
7. Um paradigma zumbi, como lidar com a ordem não natural das coisas
8. Chupa cabra! (Se sobrar espaço, pode entrar em algum ponto do texto)
Conceitos de cada tópico:
1. Apenas apresentar o que é classificar e que isso pode ser feito de várias formas
2. Classificação biológica antes e depois, um breve contexto histórico de como a área caminhou e como ela é hoje
Sistemática filogenética: explicar por analogias de forma geral, relações de parentesco
3. Como nós classificamos o mundo vivo? Apresentação dos 5 reinos que permanecem no imaginário
[Imagem dos 5 reinos]
4. Seres superiores e inferiores; como foi feita essa classificação
5. Arqueias, quem são, o que comem, onde vivem? Impacto de sua descoberta
6. Bagunça: como é ser primo de ameba e irmão de fungo
7. O paradigma que permanece mesmo tendo sido quebrado; talvez a desordem não seja tão ruim, tentar convencer que os 5 reinos são só um rostinho bonito