Ensaio Opcional 2 de Março
Dado que a interpretação dos dados gerados pela ciência é arbitraria e que a formação pessoal de um pesquisador influencia na forma que o mesmo analisa os dados, e que atualmente a globalização caminha para uma destruição de barreiras culturais, talvez a ciencia perca pluralidade de formas de pensar, de interesses ( esses que sempre caminham eventualmente para a geração de riqueza ), e até mesmo de ideologias.Ao mesmo tempo que a globalização facilita a difusão de conhecimento, ela pode também criar uma homogeneização de senso critico, que dificulta o pensar ''fora da caixinha'' e pode gerar dificuldade de quebrar paradigmas, já que esses são globalmente aceitos e todos os pesquisadores serão formados tendo a mesma referencia do que é a ciencia, quais perguntas a se fazer, e utilizando um mesmo método cientifico.
* Comentários (Daniel Castro Pereira):
Dado que a interpretação dos dados gerados pela ciência é arbitraria (erro de grafia: arbitrária; afirmação poderia ser justificada) e que a formação pessoal de um pesquisador influencia na forma que o mesmo analisa os dados, e que atualmente a globalização caminha para uma destruição de barreiras culturais, talvez a ciencia (erro de grafia: ciência) perca pluralidade de formas de pensar, de interesses ( esses que sempre caminham eventualmente para a geração de riqueza ), e até mesmo de ideologias. (falta de frase-título; período muito extenso, poderia ter sido dividido em mais de duas partes) Ao mesmo tempo que a globalização facilita a difusão de conhecimento, ela pode também criar uma homogeneização de senso critico, que dificulta o pensar ''fora da caixinha'' e pode gerar dificuldade de quebrar paradigmas, já que esses são globalmente aceitos (afirmação poderia ser justificada) e todos os pesquisadores serão formados tendo a mesma referencia (generalização muito ampla, poderia ter alguma referência) do que é a ciencia (erro de grafia: ciência), quais perguntas a se fazer, e utilizando um mesmo método cientifico.
Ensaio aula 2 (09/03/2018)
A incorporação de critérios fortemente estatísticos na resolução de hipóteses filogenéticas. Parcimônia foi um critério de reconstrução histórica da filogenia dos seres vivos muito importante para a cladística, porém que seria incapaz de recuperar eventos históricos que sabidamente podem ocorrer na evolução, como as convergências.Para tanto, a incorporação de critérios estatísticos foi importante como um complemento ou até mesmo alternativa para solucionar árvores filogenéticas.Contudo, os eventos de especiação não necessariamente seguiram a probabilidade estatística, e portanto podem gerar filogenias historicamente erradas.
* Comentários (Caio Felipe):
A frase título é apenas "título", senti falta de uma conexão mais clara entre esta frase e o título. Acredito que faltou falar sobre o porquê a parcimônia foi um critério importante para a cladística e o que é parcimônia.
Ensaio aula 3 (16/03/2018)
É interessante observar como linhagens tão distantes filogenéticamente podem ter o mesmo nicho e diversas convergências anatomicas e morfológicas ligadas ao hábito de vida.Isso nos aponta quanto a seleção natural é eficiente em selecionar fenótipos que são favorecidos em determinado ambiente.E também como genótipos completamente diferente podem converger à um fenótipo tão parecido.Pode-se também ressaltar como a biologia molecular pode ser esclarecedora, visto que a seleção natural age sobre o fenótipo, e que o número de caracteres moleculares são muito mais abundantes, possíveis convergências moleculares seriam pouco significativas.
*Comentários (Bruna Rezende)*
Algumas expressões são desnecessárias, o texto pode ser mais direto e mesmo assim chamar atenção do leitor. Imagino que retirar o "É interessante…" e ir direto ao ponto seja uma boa. Além disso, buscar fazer mais conexões para deixar o texto mais fluido e agradável de ler.
Ensaio aula 4 (23/03/2018)
A biologia molecular revolucionou a classificação biológica.Com as técnicas de sequenciamento de genomas foi possível esclarecer diversos ramos das árvores filogenéticas anteriormente ambíguos, e também identificar convergências anatômicas entre grupos distantes.Com as técnicas moleculares a geração de dados aumentou consideravelmente. O que fez com que a busca por grupos novos fosse essencial para construir árvores que pudessem esclarecer a relação entre grupos já conhecidos.
*Comentários (Rafael Viana)*
A estrutura geral do texto está boa e as ideias são claras. O tema tem o tamanho certo para um parágrafo. Só a conclusão ficou confusa e cansativa, com várias orações subordinadas juntas.
Dois problemas mais pontuais: a frase “Com as técnicas de sequenciamento de genomas foi possível esclarecer…” poderia ser passada para a voz ativa (“Podemos esclarecer diversos…”). Além disso, a próxima oração (…”e também identificar convergências anatômicas entre grupos distantes”) poderia ser separada da anterior por um ponto em vez de uma vírgula.
Ensaio aula 5
Recentemente a Universidade de Southampton (UK) publicou um artigo chamado Putting Philosophy into PhD, o artigo escrito por Adele Baldwin ressalta a importância de se pensar a ciência de maneira mais hipotética e menos pragmatica. O utilitarismo exigido pela sociedade para com a ciência faz com que muitos acadêmicos deixem de pensar profundamente e propor ideias como feito por Lynn Margulis.Desse modo a ciência vira algo mecânico dentro dos laboratórios e o título de PhD ( Doctor of Philosophy) perde seu sentido. A ciência precisa de inferências para caminhar de maneira ainda mais efetiva, a ideia de usar apenas fatos para deduzir explicações dá a falsa impressão de maior pragmatismo por ser baseada em evidências e estar mais próxima da aplicabilidade.Porém para que as perguntas certas sejam feitas, é necessário que a filosofia esteja presente na academia.
referência : https://www.southampton.ac.uk/assets/centresresearch/documents/wphs/ABPutting%20the%20Philosophy%20into%20PhD.pdf
Ensaio aula 6
A reconstrução de árvores filogenéticas requer algum tipo de informação dos organismos a serem classificados.No caso de fósseis, as técnicas de biologia molecular e análise de DNA não é possível já que essas moléculas são degradadas.Para a análise de fósseis os caracteres anatômicos são os únicos disponíveis, e além disso, apenas algumas estruturas rígidas são fossilizadas.Dessa maneira a busca por eucariontes extintos que poderiam esclarecer a história da evolução dos eucariontes se torna muito difícil visto que grande parte dos seres unicelulares não possuem estruturas que se fossilizam.
Comentário por Bruna Rezende
Acho que na introdução poderia exemplificar um pouco melhor quais são as informações necessárias para que os organismos sejam classificados. Além disso, talvez também dizer quais e por que determinadas estruturas são fossilizadas e outras não.
No geral o texto é legal e aguça a curiosidade, entretanto, poderia ser um pouco menos geral e responder algumas perguntas que são levantadas ao lermos o texto.
Ensaio aula 7
Genes parálogos são genes que sofreram duplicação em um genoma.Os genes parálogos podem causar grandes dificuldades na classificação filogenética quando ligados a processos de especiação(Nguyen Ba, Alex N. et al.). Pois quando uma linhagem sofre cladogenese, genes parálogos ficam sujeitos a mutações independentes um dos outros, pois passaram a constituir genomas diferentes.E portanto, na classificação da história de um dos genes pode se confundir com a história do outro gene parálogo. E isso implica em incertezas na comparação entre linhagens descendentes de uma linhagem que sofreu duplicação, sendo que é muito comum o fenomeno de duplicação de genes nas linhagens.
Referência : Nguyen Ba, Alex N. et al. “Detecting Functional Divergence after Gene Duplication through Evolutionary Changes in Posttranslational Regulatory Sequences.” Ed. Yves van de Peer. PLoS Computational Biology 10.12 (2014): e1003977. PMC. Web. 4 May 2018.
Ensaio aula 8
A biologia molecular foi muito importante na elucidação de ciclos de vida complexos. Alguns eucariontes possuem ciclos de vida com diversos estágios e morfologias. Além disso, não é possível manter muito desses eucariontes em cultura para observar o ciclo de vida. Portanto a coleta de de organismos pode resultar em diversos estágios do ciclo de vida de uma só espécie, que seria descrito como tipos diferentes. Apenas a análise genômica é capaz de dizer se organismos coletados são da mesma espécie ou apenas diferentes estágios de uma mesma espécie. Já que a morfologia varia muito e a cultura de muitos desses organismos é inviável, ou que esses organismos não mudem de estágio de desenvolvimento em cultura, e que somos incapazes de induzir essas mudanças de estágio do ciclo de vida.
Na example of a complex life cycle that was described as one organism is the Pfiesteria shumwayae. (Smayda, 1997; Burkholder et al., 2001).

Ensaio aula 9
Nós, Caio Felipe, Pedro Mariano e Thiago Giove, utilizamos a seguinte definição para fotossíntese, definida por Gest (2002):
A fotossíntese é uma série de processos no qual energia eletromagnética é convertida em energia química para a biossíntese de materiais celulares orgânicos; um organismo fotossintetizante é aquele cuja maior parte da energia adquirida para sínteses celulares é suprida por luz.
Utilizamos tal definição pois é àquela que julgamos ser a mais ampla, pois permite incluir uma grande gama de organismos e não somente plantas, algas e cianobactérias, como era feito antigamente. Como não é comentado na definição de Gest a produção de oxigênio molecular podemos incluir grupos como as bactérias púrpuras. E por não definir dióxido de carbono como fonte de C, permite a inclusão de bactérias que são capazes de utilizar acetato para sua biossíntese. Outro ponto importante é que, como tal definição não pressupõem a produção de poder redutor, ela permite considerar os processos cíclicos como fotossíntese cíclica. Por fim, há o fato de que a energia para fotossíntese não é necessariamente solar, e sim radiação eletromagnética, uma vez que as plantas podem realizar fotossíntese utilizando radiação eletromagnética de outras fontes, como lâmpadas, por exemplo.
Referências:
Gest, H. 2002. History of the word photosynthesis and evolution of its definition. Photosynthesis Research, 73: 7-10.
Auto-Avaliação (08/06/2018)
Durante a matéria exercitei a habilidade de escrever objetivamente, que me é bem difícil, pois aprendi a escrever com obras de Humanas.Pensei bastante sobre os assuntos, e consegui desconstruir alguns conceitos errados que são tidos como verdade.
A habilidade de pensar criticamente e ler criticamente foi muito desenvolvida.
Nota: 0,8