Thomas Filgueiras Filho

Expectativas

Melhorar minha compreensão sobre a evolução dos organismos eucariotos. Entender como os dados atuais explicam a evolução, e principalmente a diversificação, dos eucariotos. Ser capaz de discutir a evolução de organismos eucariotos de uma maneira científica. Ser capaz de entender o conhecimento canônico da área e das críticas que por ventura existam sobre algum dos pontos. Utilizar o conhecimento estabelecido cientificamente na análise de organismos observados cotidianamente. Observar como dados e informações levam a criação de hipóteses que explicam fatos científicos. Melhorar a minha escrita científica. Melhorar a forma que apresento informações em seminários. Acrescentar conhecimentos variados e novos exemplos na minha atuação como docente.

Parágrafo 1

A classificação dos seres vivos é baseada na visão de mundo das pessoas. Desde os seres vivos foram classificados de acordo com critérios significativos em sua cultura. Na época do filósofo grego Aristóteles a classificação era baseada na utilidade de plantas e animais para os seres humanos, considerados como sendo superiores. A visão do ser humano como a medida das coisas persistiu até o século 18, durante o Iluminismo. O próprio Lineus considerou principalmente os seres visíveis para os seres humanos em sua classificação. Os dois seres microscópicos que classificou foram colocados em um grupo chamado de Chaos. Mesmo no século XX cientistas ainda acreditavam na superioridade dos seres multicelulares. Frequentemente a multicelularidade era utilizada como caractere para classificação. Um exemplo são os cinco reinos de Whittaker. Somente com o advento das técnicas de sequenciamento de genes surgiram evidências irrefutáveis de que esta ideia estava errada. Hoje, a divisão em três domínios baseada em dados moleculares é a aceita pelos especialistas.

Comentário por Alessandra em 01/01/2023:

O primeiro parágrafo poderia ser maior na questão da exposição das ideias.

Comentário por Lucas Barros:

Topic sentence perfeita, sucinta e faz o recorte do tema a ser tratado. A segunda oração falta algum marcador temporal, como "desde o primórdio" ou "desde o início". Na sentença em que cita os seres classificados por Lineaus fica meio deslocado, por ser uma explicação do nome do gênero e não o porquê foi incluído.

Modificação do parágrafo realizada pelo chatGPT:

A classificação dos seres vivos é influenciada pela perspectiva cultural. Desde Aristóteles, seres vivos foram classificados com base em critérios relevantes para sua época. Na época, a utilidade dos seres vivos para os seres humanos foi o critério principal, considerados superiores. Até o século 18, a visão humanocêntrica persistiu, como na classificação de Lineu, que considerou principalmente seres visíveis. Mesmo no século XX, alguns cientistas acreditavam na superioridade dos seres multicelulares, usados como critério para classificação, como os cinco reinos de Whittaker. Só com a evolução da técnica de sequenciamento de genes, foi possível refutar essa ideia. Hoje, a classificação baseada em dados moleculares dos três domínios é aceita pelos especialistas.

Ensaio:

++Delineação do texto:

Tema: A modificação do ambiente por um grupo de seres vivos já ocasionou extinções em massa e criou novos nichos ecológicos.

Síntese das ideias discutidas: O surgimento de seres fotossintetizantes ocasionou o aumento de O2 primeiro nos oceanos e, após a saturação destes, na atmosfera. Com o aumento de O2 no ambiente aquático muitas espécies anaeróbicas foram extintas. Os nichos ecológicos que se abriram acabaram sendo ocupados por espécies aeróbicas. Quando os ambientes aquáticos foram saturados, a quantidade de O2 atmosférico começou a aumentar, o que possibilitou a conquista do ambiente terrestre por plantas e depois por animais.

Conceitos envolvidos: Extinção em massa, O2 como resultado do processo de fotossíntese, nicho ecológico, diferenças dos metabolismos aeróbico e anaeróbico, O2 tóxico para seres anaeróbicos.

++Estrutura do texto

- Apresentação do tema
- Explicação dos conceito de extinção em massa
- Menção ao surgimento dos seres fotossíitetizantes
- Rápida explicação de como o O2 se origina a partir da fotossíntese
- Porque o O2 é um problema para os seres anaeróbicos
- Como e porque o aumento de O2 nos oceanos se deu ao longo das eras geológicas
- Como o acúmulo de O2 no ambiente criou nichos ecológicos para espécies com metabolismo aeróbico
- Apresentação do conceito de nicho ecológico
- Comparação (qualitativa) entre a eficiência energética dos metabolismos aeróbico e anaeróbico
- Como o aumento de O2 na atmosfera forneceu uma proteção contra raios UV
- Seres anaeróbicos também encontraram novos nichos em associação com seres aeróbicos, exemplo da biota intestinal

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License