Vitorcf

Parágrafo sobre expectativas com relação à disciplina - 30.01.2023

Com relação ao conteúdo da disciplina "Principais Tendências Evolutivas nos Eucariontes" espero conseguir compreender, de maneira mais aprofundada, processos evolutivos numa escala macrotemporal. Ademais, espero conseguir também obter mais informações sobre as diferentes formas de vida existentes e extintas e como e porquê elas evoluíram. Também espero que possa ampliar meus conhecimentos acerca dos métodos de sistemática e construção de filogenias. Também espero adquirir mais conhecimentos sobre a história evolutiva das características mais gerais de eucariontes, como surgimento de organelas, endossimbiose, mitose e meiose etc., permitindo discutir esses eventos evolutivos a fundo, a partir da teoria evolutiva, compreendendo as relações metabólicas que eles envolvem etc.. Por fim, tenho interesse em compreender como se dá a aquisição, o processamento e a geração de respostas frente à percepções dos ambiente internos e externos destes organismos. Para além do conteúdo da disciplina, espero conseguir melhorar minha escrita e argumentação a partir dos debates que ocorrerão sobre estes temas ao longo da disciplina.

Parágrafo 01 - 31.01.2023

A acurácia de uma filogenia é extremamente dependente da quantidades de informações disponíveis para sua obtenção. Uma árvore filogenética obtida a partir de apenas um caráter, em geral um gene, conta uma história evolutiva. Contudo, por estar baseada apenas neste único caráter, ela apresenta uma visão recortada da realidade. Afinal, todos os seres vivos, incluindo aqui os vírus, possuem mais de um gene. Esta visão recortada pode, portanto, produzir um resultado particular. Este resultado particular não condiz necessariamente com a história geral dos seres vivos cuja filogenia está sendo buscada. Desta maneira, quanto maior a quantidade de caracteres utilizados na construção da filogenia, maior a probabilidade desta de fato refletir a história evolutiva real do grupo analisado. Não à toa, nos dias atuais, tem-se utilizado cada vez mais, graças aos avanços tecnológicos, grandes porções de genomas para construção de filogenias.

Comentário de Jhonata (01.02.2023): Em minha concepção, seu parágrafo está bem desenvolvido e sua ideia foi bem trabalhada. Não há informações em demasia para a proposta de um parágrafo. Apenas construiria de forma mais clara e sucinta a última frase. Sugestão: "Devido a isso, nos dias atuais tem-se utilizado cada vez mais grandes porções de genomas para a construção de filogenias."

Parágrafo 02 - 02.02.2023

Escrever bem não é uma tarefa simples. Diferentes tipos de texto possuem formatos e regras diferentes. Isto porque cada tipo de texto tem um objetivo distinto. Assim, diferentes tipos de textos exigem do escritor diferentes habilidades. A aquisição destas habilidades pode ser uma tarefa contraintuitiva. Afinal, desde pequenos, aprendemos a escrever de uma maneira determinada. O aprendizado associado a um novo tipo de texto é, portanto, trabalhoso. Ele também exige muita dedicação. Dedicação significa reservar uma grande quantidade de tempo para uma determinada tarefa. Mas também significa repetir esta tarefa inúmeras vezes. Não à toa, os maiores escritores do mundo escreviam exaustivamente. Isto é, dedicavam a maior parte do tempo de suas vidas para a escrita. O que possibilitou a criação de um estilo próprio. Sigamos seus exemplos.

Parágrafo 2 "melhorado" pelo robô:

Escrever com habilidade e eficiência não é uma tarefa fácil. Cada tipo de texto possui formatos e regras específicos, pois tem um objetivo único. Portanto, escrever diferentes tipos de textos requer habilidades variadas, e adquirir essas habilidades pode ser um desafio, já que desde cedo aprendemos a escrever de maneira determinada. Aprender a escrever de forma efetiva para um novo tipo de texto exige dedicação e esforço, incluindo o investimento de muito tempo e a repetição da tarefa várias vezes. É por isso que os grandes escritores do mundo dedicavam grande parte de suas vidas à escrita, o que permitiu a criação de um estilo único. Vamos seguir seus exemplos e praticar nossa escrita.

Comentário de Lucas Barros (03/02/2023): O parágrafo original possui uma linguagem mais poética que foi suprimido pela ia. O recorte pela topic sentence foi bem delimitado. Algumas orações poderiam ser unidas assim como feita pelo robô, como em "O aprendizado associado a um novo tipo de texto é, portanto, trabalhoso. Ele também exige muita dedicação.", reformulada para " Aprender a escrever de forma efetiva para um novo tipo de texto exige dedicação e esforço,"

Basal (03.02.2023)

Uma linhagem basal é a linhagem menos amostrada da sua árvore filogenética. Seja por não haver outras linhagens mais próximas viventes, foram extintas, ou por não se conhecer as linhagens mais próximas a ela ainda viventes. E por isso, basal significa que tem poucas ramificações.

Núcleo, sistema endomembrana, 2 flagelos, sexo e mitocôndria são as características que podem ser afirmadas estar presentes no último ancestral comum dos eucariotos (LECA).

ENSAIO

07.03.2023
Possíveis temas: Filogenia e interpretação de linhagens basais; endossimbiose e seus tipos existentes, discutindo simbioses existentes atualmente; origem da meiose, isto é, do sexo; determinação de moléculas biológicas como fósseis em rochas e a origem dos eucariotos; mutualismo e endossimbiose.

Ideias de parágrafos:

Parágrafo 1: Introdução: O que são fósseis? e Fósseis de microoganismos; Introdução: o que é simbiose e sua relação com mutualismo; Introdução: O que é o sexo?

Parágrafo 2: Incompletude do registro fóssil - tempo e processo de fossilização (partes duras); O qu eé a endossimbiose; As vantagens e desvantagens evolutivas do sexo

Parágrafo 3: ; Como a relação de mutualismo pode ajudar a explicar a endossimbiose; Organismos que não fazem sexo trocam genes?

Parágrafo 4: ; possíveis cenários para a endossimbiose; Exemplos e diversidades de trocas laterais

Parágrafo 5: ; ; Trocas laterais de genes "intencionais"

Parágrafo 6: ; ; Cenário de aperfeiçoamento de trocas "intencionais" que poderiam ter levado ao gameta

Parágrafo 7: ; ; Relação entre este cenário e maquinaria proteica específica

Parágrafo 8: ; ;

08.03.2023
Esboço 1: Tema - Fósseis e o mundo dos micróbios (surgimento da vida)

Fósseis são seres vivos, partes deles, ou rastros de sua existência, que, por fenômenos geológicos, foram mineralizados e preservados como partes de rochas. Em geral, este tipo de preservação só é possível quando não há a completa degradação das moléculas biológicas dos seres vivos mortos. Acumulando-se então em conjunto com outros sedimentos, estes restos mortais passarão por um processo de mineralização, o qual consiste na substituição de moléculas orgânicas por minerais.
Ambientes favoráveis à fossilização. , seja por "estarem no lugar certo, na hora certa", ou por possuírem partes, ou modificarem o meio de maneira que sua chance de fossilização aumente.

Partes que fossilizam mais facilmente: Há casos em que o ser vivo ainda em vida produz partes de seu organismos com materiais já mineralizados, como é o caso de conchas, ossos, tecas de amebas etc.. Nestes casos, há pouca, quando há, substituição de matéria orgânica por minerais. As porções mineralizadas de seres vivos tendem a se fossilizarem mais facilmente, justamente por serem mais resistentes à degradação.

Tipos de fósseis: partes duras, partes moles, rastros, moléculas biológicas.

Como visto, a fossilização é possível apenas em condições específicas. Desta maneira, a imensa maioria dos seres vivos que chegarão a viver não serão fossilizados. Apenas uma pequena parte deles será. Assim, nunca será possível obter registro de todas as espécies que já viveram no planeta, quem dirá então de todos os espécimes.

Fósseis podem ser destruídos. Quanto mais distante no tempo se buscam os fósseis, menos se tem informações.

Identificação de fósseis.

Dificuldade de encontrar fósseis de microrganismos. Tamanho, partes duras.

Uma das grandes evidências é a existência de moléculas nas rochas que só poderiam ter sido produzidas em grandes concentrações por seres vivos, ou que são típicas de seres vivos, ou tipos deles.

Como se determina a composição de moléculas de rochas e suas dificuldades.

Concluir que olhar para um mundo de micróbios e para as proximidades da vida propiciam pouquíssimas informações para saber o que de fato se passou.

09.02.2023
Esboço 2: Tema - Microfósseis

Assim como dinossauros, Fósseis são seres vivos, partes deles, ou rastros de sua existência, que, por fenômenos geológicos, foram mineralizados e preservados como partes de rochas. Em geral, este tipo de preservação só é possível quando não há a completa degradação das moléculas biológicas dos seres vivos mortos. Acumulando-se então em conjunto com outros sedimentos, estes restos mortais passarão por um processo de mineralização, o qual consiste na substituição de moléculas orgânicas por minerais.

Ambientes favoráveis à fossilização: , seja por "estarem no lugar certo, na hora certa", ou por possuírem partes, ou modificarem o meio de maneira que sua chance de fossilização aumente. Partes que fossilizam mais facilmente: Há casos em que o ser vivo ainda em vida produz partes de seu organismos com materiais já mineralizados, como é o caso de conchas, ossos, tecas de amebas etc.. Nestes casos, há pouca, quando há, substituição de matéria orgânica por minerais. As porções mineralizadas de seres vivos tendem a se fossilizarem mais facilmente, justamente por serem mais resistentes à degradação. Tipos de fósseis: partes duras, partes moles, rastros, moléculas biológicas.

Incompletude do registro fóssil devido à fossilização: Como visto, a fossilização é possível apenas em condições específicas. Desta maneira, a imensa maioria dos seres vivos que chegarão a viver não serão fossilizados. Apenas uma pequena parte deles será. Assim, nunca será possível obter registro de todas as espécies que já viveram no planeta, quem dirá então de todos os espécimes.

"Perda" de fósseis por processos geológicos que modificam as rochas: Fósseis podem ser destruídos. Quanto mais distante no tempo se buscam os fósseis, menos se tem informações.

Identificação de fósseis? :

Dificuldade de encontrar fósseis de microrganismos: Tamanho, partes duras.

Uma das grandes evidências é a existência de moléculas nas rochas que só poderiam ter sido produzidas em grandes concentrações por seres vivos, ou que são típicas de seres vivos, ou tipos deles.

Como se determina a composição de moléculas de rochas e suas dificuldades.

Concluir que olhar para um mundo de micróbios e para as proximidades da vida propiciam pouquíssimas informações para saber o que de fato se passou.

Pesquisar:

https://en.wikipedia.org/wiki/Prochlorococcus

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2019/10/30/microscopios-de-super-resolucao-tornam-centro-da-unicamp-referencia-na

https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2014/064/

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0932473911800726

https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=mating+types+of+sex&btnG=

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18258610/

https://sci-hub.st/https://doi.org/10.1146/annurev-arplant-042110-103811

https://academic.oup.com/plphys/article/154/2/434/6111499

quaternary endosymbiosis: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=quaternary+endosymbiosis&btnG=&oq=quaternary+endos

dinoflagellate parasite nucleus: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=dinoflagellate+parasite+nucleus&btnG=&oq=dinoflagellate+parasite+nucl

Myzocytosis: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Myzocytosis&btnG=

Temas massas:

Biogeografia de Protistas: existe vicariância?
Confusões acerca dos mais antigos fósseis eucarióticos
Diversidade de cristas mitocondriais
Diversidade microbiológica: quantas espécies de protistas existem?
Exemplos de transições ambiente marinho para água doce
Icnofósseis de protistas gigantes
Invasão planctônica dos foraminíferos
Linhagens parasíticas de um ponto de vista evolutivo
Miniaturização em células eucarióticas
O conceito de espécie no contexto da microbiologia eucariótica
O núcleo dos dinoflagelados
O polêmico ciclo de vida de Pfeisteria e outros ciclos doidos
Protistas que vivem dentro de conchas
Toxoplasma controla mentes humanas!
Vírus gigantes de amebas

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License