William Ribeiro

Bem-vind_ à minha página pessoal! :)

Ensaios

Ensaio Opcional (02/03)

A humanidade sempre teve interesse em categorizar os seres vivos. Dentre as categorizações mais influentes das últimas décadas, temos a proposta dos Cinco Reinos de Whittaker, na qual podemos observar certas tendências: a diversidade de seres unicelulares é extremamente sub-representada; enquanto isso, grupos multicelulares são representados com maior destaque e no topo da figura. De fato, categorizações, além de limitadas às técnicas disponíveis na época, são de uma maneira geral muito arbitrárias e demonstram os posicionamentos de seus autores. Apesar disso, ainda são ferramentas úteis na organização e transmissão do conhecimento, necessitando no entanto, de uma análise crítica.

Correção Do Ensaio Opcional (Corrigido por Arthur Augusto Afonso)

A humanidade sempre teve interesse em categorizar os seres vivos. Dentre as categorizações mais influentes das últimas décadas, temos a proposta dos Cinco Reinos de Whittaker, na qual podemos observar certas tendências: a diversidade de seres unicelulares é extremamente sub-representada; enquanto isso, grupos multicelulares são representados com maior destaque e no topo da figura. De fato, categorizações, além de limitadas às técnicas disponíveis na época, são de uma maneira geral muito arbitrárias e demonstram os posicionamentos de seus autores.(o termo classificação arbitrária não foi muito especificado, seu significado ficou um pouco em aberto/ A frase ficou um pouco longa, poderia ser com períodos mais curtos e diretos) Apesar disso, ainda são ferramentas úteis na organização e transmissão do conhecimento, necessitando no entanto, de uma análise crítica.(o termo análise crítica gerou certa inespecificidade de significado, permitindo multiplicidade de interpretações)

Ensaio 1 (09/03)

frase titulo -> proposição -> descoberta -> c elegans -> mesmas células morriam -> mutante -> mapear gene -> importante

Um processo essencial para o desenvolvimento é a morte celular programada, ou apoptose. Cientistas propuseram a existência de tal mecanismo ao observar células morrendo sem necrose. Porém, só foi possível testar tão suposição utilizando um organismo modelo: C. elegans, um nematódeo que possui um número pequeno e fixo de células. Por tais características, é possível acompanhar o desenvolvimento de todas suas células. Ao fazer, isso, Robert Horvitz observou que 131 células sempre morriam ao longo do desenvolvimento do animal. Ao encontrar mutantes em que essas células sobreviviam, Horvitz pôde mapear a mutação e entender os genes que atuam no mecanismo. A descoberta rendeu um Nobel e trouxe novas possibilidades de pesquisa, incluindo aplicações importantes na medicina.

Correção Do Ensaio 1 (Corrigido por Caio Rosa)

O texto segue uma linha de pensamento direta, o que facilita a leitura e o entendimento. As frases não são ambíguas e o ponto principal é bem evidente. O autor escolheu bem quais temas iria explorar e quais trataria superficialmente, aumentando a qualidade do produto final.

Ensaio 2 (16/03)

Ao construirmos árvores evolutivas, podemos observar convergências evolutivas. Denominamos convergência a ocorrência de características similares que surgiram independentemente em diferentes grupos ao longo da história. Um exemplo é a multicelularidade. Classicamente julgamos como organismos multicelulares apenas o animais, plantas e fungos. Porém, quanto mais estudamos os outros grupos de eucariotos, podemos observar a multicelularidade em diversos grupos. Tal convergência nos leva a pensar que a evolução de tais características se deu por seleção natural, e não ao acaso. O que torna tais características vantajosas, de modo a surgirem independentemente tantas vezes? Quais são os diferentes mecanismos que levam a esses padrões? Essas são as principais perguntas que surgem ao se enxergar convergências evolutivas, e que tornam interessante estudá-las.

Comentário de Thiago Giove (23/03/2018)

Texto claro, facil de compreender e com perguntas muito pertinentes.Talvez citar alguns exemplos de eucariotos multicelulares pouco convencionais seria interessante para que o leitor pudesse buscar mais dados caso queira, já que o assunto é tão pouco conhecido.

Ensaio 3 (23/03/2018)

Dentre a incrível diversidade de anelídeos conhecidos, a família Alvinellidae se destaca por uma série de características. Os primeiros registros dessa família foram feitos apenas em 1980. A primeira espécie descrita é Alvinella pompejana, cujo nome faz referência a Pompéia, a cidade que foi devastada por uma erupção vulcânica. A referência faz todo sentido quando observamos o ambiente no qual os espécimes foram encontrados: Fontes hidrotermais, fissuras nas profundezas oceânicas por qual magma é liberado constantemente. Na realidade, todas as espécies descritas de alvinellidae foram encontradas em fontes hidrotermais no oceano pacífico [1]. As fontes hidrotermais não são iluminadas pela luz solar e as temperaturas chegam a atingir mais 460 ºC [2]. Desse modo, a vida fotossintetizante não prospera nesses ambientes extremos. Em vez disso, a base da cadeia alimentar são protistas quimiossintetizantes. Os alvinellidae apresentam simbiose com tais organismos e uma série de adaptações às altas temperaturas. Tais características levantam diversas questões fisiológicas, evolutivas e ecológicas. Muitas dessas perguntas ainda necessitam ser investigadas.

[1] Rousset, V. , Rouse, G. W., Féral, J. , Desbruyères, D. and Pleijel, F. (2003), Molecular and morphological evidence of Alvinellidae relationships (Terebelliformia, Polychaeta, Annelida). Zoologica Scripta, 32: 185-197.
[2] Webber, A.P.; Murton, B.; Roberts, S.; Hodgkinson, M. "Supercritical Venting and VMS Formation at the Beebe Hydrothermal Field, Cayman Spreading Centre". Goldschmidt Conference Abstracts 2014. Geochemical Society. Retrieved 29 July 2014.

Comentário de Rosa (20/04/2018)

No geral, os períodos estão diretos, bem encadeados e a conclusão realmente arrematou o ensaio. Com relação a oração-título, o tema apresentado "a família Alvinellidae se destaca por uma série de características" não deixa claro que tipo característica é essa. Isso fica claro no texto e na última oração do seu ensaio. Pensando bem não sei se isso é realmente um problema.

Ensaio 4

Tema: Evento de oxigenação primaria

possibilidade 1: (Com mais misterio) Um grupo de organismos produz uma substancia. Essa substancia é toxica. Contamina o ar, evento de extinção. (Reviravolta)
Esta historia parece familiar? Na verdade cianobvacterias. Bilhoes de anos atras. Fotossintese, oxigenio. Rsetante da vida anoxida, grande extinção. Mudança, essencial pra vida de hoje. Poluição humana.
possibilidade 2: (direta) Bilhoes de anos. Cianobacterias. Fotossintese. Oxigenio. Extinção. Mudança.